8 – Como a filosofia contribuiu, na sua opinião, para o fortalecimento e propagação do cristianismo? ajudaa prfvr
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esse é um dos pontos mais incompreendidos sobre a Filosofia Cristã (dos filósofos cristãos) e, principalmente, sobre os Escolásticos.
De modo muito sucinto, toda religião, ao entrar em contato com outras culturas, enfrenta opiniões diversas das que crê. Com o cristianismo não foi diferente. Ainda quando reinante, haviam muitas questões em que não existia um consenso claro, seja entre os próprios cristãos ou entre os cristãos e os chamados "hereges". O que os filósofos cristãos perceberam foi que, para dialogar com outros povos, teriam que utilizar uma linguagem e um modo de pensar que estes povos aceitassem. Por exemplo, não é possível discutir temas bíblicos com quem não acredita na veracidade da Bíblia: seria vão. A filosofia foi um meio do cristianismo conversar com estes povos. O filósofo cristão em que isso é mais notório é Santo Tomás de Aquino.
Como a filosofia é um método de conhecimento que parte da razão e não da fé (lembrando que para Santo Tomás de Aquino a fé e a razão eram complementares) e que é muito cultivado, não foi difícil para o cristianismo se fortalecer racionalmente com isso e também se propagar, o que é percebido por diversos filósofos, políticos, escritores, juristas e cientistas que se converteram ao cristianismo (como o brasileiro Pontes de Miranda, por exemplo), além de fatos óbvios como alguns de seus princípios integrarem Estados até hoje, de ser a religião com maiores seguidores no mundo, entre outros dados.
Explicação: