8.
Augusto Comte, com seu positivismo, apresenta-nos a teoria dos três estágios da humanidade. Afirma ele ser necessário passar por tais estágios para ser uma sociedade completa, moderna e evoluída. Sobre esta teoria, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estágio Teológico.
II- Estágio Metafísico.
III- Estágio Positivo.
( ) Diferente do 'porquê', esse estágio busca conhecer o 'como' as coisas funcionam e quais relações são possíveis de realizar.
( ) A sociedade girava em torno da satisfação de uma divindade ou entidade sobrenatural.
( ) Neste estágio, o saciar se pauta sobre questões de inquietações e abstrações vazias.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) III - II - I.
b) III - I - II.
c) II - I - III.
d) I - II - III.
Soluções para a tarefa
Resposta: B
Explicação:
Estado teológico: o ser humano, em seus primórdios, necessitava encontrar explicações para os fenômenos naturais. Essas explicações eram fornecidas por narrativas mitológicas e religiosas, pois, ao não conseguirem explicar a natureza, os homens criaram seres sobrenaturais para fundamentarem as suas explicações.
Estado metafísico: esse segundo ponto de desenvolvimento consiste no início da Filosofia. O ser humano já não se contentava mais com as explicações religiosas e passou a formular teorias racionais para conjecturar as possíveis causas dos efeitos observados na natureza. Nesse estágio, ainda há a prevalência do raciocínio sem a observação da própria natureza.
Estado positivo: esse estágio seria o mais desenvolvido da humanidade. O ser humano entendeu que, para encontrar respostas sobre a natureza, ele deveria procurar as explicações na própria natureza. Nesse ponto, haveria o desenvolvimento das ciências e de um modo de pensar o mundo por meio do entendimento desse como algo que está dado fisicamente. O estágio positivo seria marcado pela Física, pela Biologia (ciência que, junto com a Sociologia, seria a mais desenvolvida para Comte) e pela busca incessante do progresso.