Filosofia, perguntado por AsResposta, 8 meses atrás

8. (Assinale mais de uma alternativa) O cientificismo se caracteriza pela

Ideia de que o conhecimento científico é desinteressado e imparcial.
Excessiva valorização da ciência, considerada o único conhecimento verdadeiro.
Valorização de todas as formas de conhecimento.
Crença na neutralidade da ciência.
9. O conhecimento científico é neutro quando:

As convicções pessoais no campo da moral e da política não interferem no andamento do processo e nas conclusões científicas.
Está atrelado a outros interesses que norteiam sua própria ação.
A nacionalidade, a religião e a classe social dos cientistas interferem na pesquisa.
Grupos que exercem poder na sociedade direcionam e financiam a pesquisa científica de acordo com seus objetivos.
10. Estágio que representaria o ponto de partida da inteligência humana, no qual os fenômenos do mundo são vistos como produzidos por seres sobrenaturais. O Ponto culminante desse estado deu-se quando o ser humano substituiu o politeísmo (numerosas divindades independentes) pelo monoteísmo (ação providencial de um deus único):

positivo
fictício
metafísico
científico

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por PhillDays
3

.

\bf\large\green{\underline{\qquad \qquad \qquad \qquad \qquad \qquad \qquad \qquad}}

\green{\rm\underline{EXPLICAC_{\!\!\!,}\tilde{A}O\ PASSO{-}A{-}PASSO\ \ \ }}

❄☃ \sf(\gray{+}~\red{cores}~\blue{com}~\pink{o}~\orange{App}~\green{Brainly}) ☘☀

.

☺lá novamente, varão.

.

8)\bf\large\red{\underline{\qquad\qquad\qquad\qquad\qquad\qquad\quad}}

.

➡ Ideia de que o conhecimento científico é desinteressado e imparcial.

➡ Crença na neutralidade da ciência.

➡ Excessiva valorização da ciência, considerada o único conhecimento verdadeiro.

.

☔ Temos que o cientificismo é caracterizado por um sistema de crenças de uma pessoa ou mais em que há uma extrapolação dos limites empírico hipotético-dedutivos das ciências naturais (limites estes que visam conhecer aquilo que é natural e ordinário com a intenção de copiá-la de forma aplicada ou de prevê-la (mesmo ciente de suas limitações como Hume demonstra com o problema da indução) para campos de forma  meramente especulativa e carregada de crenças metafísicas e religiosas, desvalorizando outras formas de conhecimento por um pragmatismo devido ao "sucesso da ciência" - que segundo estes é a ciência cientificista - nos últimos séculos. É o clássico exemplo da cosmologia evolucionista, em que pressupõe-se que a existência de um Deus todo-poderoso que criou os céus e a terra e é soberano sobre tudo e todos é algo que não importa para suas afirmações, ou seja, se Ele existe ou não é algo deliberadamente ignorado (o que é uma atitude  metafísica e religiosa) para que crenças em suposições absurdas (pois resultam em suicídio epistêmico e ético, por exemplo) sejam assumidas como "a melhor solução". Por milênios os cientistas do passado foram chamados de Filósofos da Natureza, pois buscavam compreender todos os aspectos da nossa existência de forma interligada tentando construir uma cosmovisão completa. Nos últimos dois séculos vimos o nascimento de um novo tipo de cientista: o cientificista, que de forma reducionista atribui ao método científico (empírico) a verdadeira lente para observar o mundo.

.

9)\bf\large\red{\underline{\qquad\qquad\qquad\qquad\qquad\qquad\quad}}

.

➡ As convicções pessoais no campo da moral e da política não interferem no andamento do processo e nas conclusões científicas.

.

☔ O processo de coleta de dados, de observação dos fenômenos e de experimentos dificilmente não passa pelo crivo ético individual do cientista e da sociedade. Nossas ações são sempre questões éticas. Ainda assim, no limite, existem certas condutas "mecânicas" que são consideradas de forma superficial como sendo neutras. Por isso a ciência está sendo sempre questionada e colocada a prova pois as suas leis na verdade não são leis, são hipóteses que após um tempo sem serem refutadas e explicando de forma satisfatória os fenômenos a que se propõe acabam se tornando teorias e que com o teste do tempo e sua relevância cada vez maior de forma interligada à outras áreas acaba sendo chamada de lei.

.

10)\bf\large\red{\underline{\qquad\qquad\qquad\qquad\qquad\qquad\quad}}

.

➡ fictício

.

☔ Segundo doutrinas como o Positivismo de Augusto Comte foi a ignorância quem inicialmente levou os homens a "culparem" a causa dos fenômenos extraordinários e poderosos à seres mais poderosos que estes e com uma evolução natural passando a cada vez mais conhecer a natureza ao seu redor e abandonar estes mitos. A própria tese de que originalmente o politeísmo é antecessor ao monoteísmo é uma ficção sem nenhum embasamento científico, o que já derruba por terra o caráter científico de tais tipos de teses. Mais uma vez é visto como o pressuposto de que a existência de um único e verdadeiro Deus que criou os céus e a terra, criou homem e mulher, os ensinou a verdade e daí o mundo caiu em pecado (e como um dos resultados vieram as falsas religiões, incluindo as politeístas) é ignorado sem nenhum embasamento, ou seja, por fideísmo, e aqueles que crêem neste Deus são ditos anti-científicos.

.

.

.

.

\bf\large\red{\underline{\qquad\qquad\qquad\qquad\qquad\qquad\qquad\qquad}}

\bf\large\blue{Bons\ estudos.}

(\orange{D\acute{u}vidas\ nos\ coment\acute{a}rios}) ☄

\bf\large\red{\underline{\qquad \qquad \qquad \qquad \qquad \qquad \quad }}\LaTeX

❄☃ \sf(\gray{+}~\red{cores}~\blue{com}~\pink{o}~\orange{App}~\green{Brainly}) ☘☀

.

.

.

.

\gray{"Absque~sudore~et~labore~nullum~opus~perfectum~est."}

Anexos:
Perguntas interessantes