8- As Unificações políticas da Alemanha e Itália, ocorridas na segunda metade do século XIX, alteraram o equilíbrio político e social europeu. Entre os acontecimentos históricos desencadeados pelos processos de unificação, encontra-se:
a) A ascensão de Napoleão Bonaparte na França e o nazismo em Berlim.
b) A aliança da Alemanha com a Inglaterra e a independência do Brasil.
c) A Guerra Franco-Prussiana e a oposição do Papa à Unificação Italiana.
d) A derrota da Internacional operária e o início da União Europeia.
e) O fortalecimento do Império austríaco e a derrota dos fascistas na Alemanha
Soluções para a tarefa
Explicação:
letra b
A unificação alemã intensificou sua industrialização e aumentou seu poderio bélico, tornando-se uma potência militar na região, além de criar rivalidades com seus vizinhos. O revanchismo francês proporcionou o desenvolvimento de um sentimento nacionalista em alguns setores da sociedade. Por outro lado, Bismark buscou aliar-se com outros países europeus, levando em consequência França e Inglaterra a se unirem.
É correta a alternativa C, tendo sido a Guerra Franco-Prussiana (vencida pela Prússia) o evento que simbolizou o "nascimento" da Alemanha (que se formaria depois disto) e a Questão Papal o último "grande obstáculo" simbólico no processo de unificação da Itália.
Com a unificação a Alemanha, antes formada por uma série de principados e reinos relativamente pequenos, se tornou uma grande potência da Europa Continental, que passou a rivalizar com a França, rivalidade que se manteria nas duas guerras mundiais que ocorreriam décadas depois e em parte por conta dos atritos entre os dois países. A Questão Papal, por sua vez, só seria "resolvida" com o Tratado de Latrão, assinado entre os fascistas e o Papa, que estabeleceu o Vaticano como Estado Independente.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/31060021