8. As esculturas religiosas, tinham principalmente, representações foram
a) ( ) os atletas.
b)( ) cenas do cotidiano.
c)( ) de deuses e deusas.
montrrões da Grécia Antiga?
Soluções para a tarefa
BOM DIA
A Escultura Grega foi uma das importantes manifestações artísticas da Grécia Antiga e inspirou de maneira significativa a arte ocidental. Sabe-se que as primeiras obras escultóricas gregas surgiram no período Arcaico, entre os séculos VIII e VI a.C. e evoluíram durante muitos séculos.
Aspectos como a representação do homem, a busca pela perfeição, o idealismo das formas por meio da simetria, volume, a riqueza de detalhes e movimento são algumas das principais características da escultura grega que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo. Vale destacar que ela foi também um instrumento de retratação dos valores da época.
Períodos e características
A arte grega, incluindo a escultura, pode ser dividida em três períodos: Arcaico, Clássico e Helênico.
Período Arcaico (século VIII a.C. ao V a.C.)
No período arcaico, a escultura grega deu seus primeiros passos. Inicialmente, os artistas se inspiraram nos modelos egípcios e assírios, mas não demorou muito para que adquirissem características próprias.
Já nessa fase, a principal característica era a representação da imagem humana, muito próxima da realidade. O cuidado com os detalhes, como punhos serrados, silhueta delgada são outras marcas.
Havia uma diferença na reprodução de homens e mulheres. Nas esculturas femininas, chamadas “kore”, é possível perceber túnicas cobrindo os corpos. Já os homens ou “kouros” apresentavam músculos definidos e pernas separadas, os primeiros aspectos de movimento.
Período Clássico (século V a. C. ao IV a. C.)
Nessa fase, a escultura grega já conseguia retratar de maneira cada vez mais realista e natural a figura humana. As faces, que antes eram rígidas, passam a ter um aspecto muito mais próximo do real. Uma importante característica desse período foi a possibilidade da obra ser vista sob diversas perspectivas (tridimensionalidade).
“Busto de Ártemis”, do período clássico. (Foto: Wikipedia)
Período Helênico (século III a.C. ao I a.C.)
As mudanças enfrentadas nesse período, com o auge da democracia e o desenvolvimento possibilitado por Péricles (uma das maiores personalidades políticas dessa época) se refletiram na escultura grega. As obras começaram a retratar o cotidiano e as expressões ganharam um aspecto dramático e teatral, porém ainda de maneira realista.
Técnicas e materiais
Com a evolução das obras escultóricas, os artistas experimentaram diferentes tipos de materiais. O bronze, por exemplo, foi muito utilizado, mas depois foi substituído pelo mármore, que requeria ferramentas de ferro e brocas para ser esculpido.
Em seguida, a pele das esculturas ganharam pintura e os olhos passaram a ser feitos de vidro ou ossos.
Principais escultores gregos
Grandes nomes ficaram na história da escultura grega, entre eles Fídias (480 a.C. – 430 a.C.). Considerado um dos escultores mais importantes da Grécia Antiga, foi o criador das duas estátuas mais famosas da Antiguidade: “Athena” (438 a.C.) e “Zeus” (456 a.C.).
“Athena” foi muito copiada e ainda hoje é possível vislumbrar uma delas no Museu Arqueológico Nacional de Atenas. A obra original era aproximadamente 12 vezes maior (10 metros de altura) e podia ser vista do mar. Esculpida em bronze, foi dedicada a Atenas como forma de agradecimento pelo sucesso militar. Foi destruída em 1204, pelo povo de Constantinopla.
ESPERO TER AJUDADO !