8.(Acife-SC) Assinale a alternativa em que o pronome oblíquo lhe está no lugar do pronome oblíquo o ou a, em desacordo com as normas da língua escrita padrão.a)0 motorista do táxi propôs-lhe voltar à primeira rua e contornar o morro por outro caminho.b)Então vamos ver o que lhe trouxe aqui.c)0 marido, para não lhe parecer desagradável, mantinha-se discretamente afastado.d)Se me der exclusividade, compro-lhe todos os peixes que conseguir capturar.
Soluções para a tarefa
Olá!
Pronomes oblíquos são aqueles que podem ser utilizados como objeto (direto e indireto), complemento nominal, agentes da passiva e adjuntos adverbiais. Ao contrário dos pronomes de caso reto, os oblíquos não podem exercer função de sujeito na oração - e sim, de complemento.
Eles podem ser vistos no singular e plural, e se subdividem em átonos e tônicos.
Uma boa estratégia para descobrir se o uso pronome oblíquo em questão (lhe) está correto ou não, é tentar substituí-lo pelos pronomes oblíquos átonos o e a. Sendo possível esta mudança, o uso do "lhe" está incorreto.
a)0 motorista do táxi propôs-lhe voltar à primeira rua e contornar o morro por outro caminho. - Nesta frase, a substituição não é possível, portanto, ela está correta.
b)Então vamos ver o que lhe trouxe aqui. - Aqui é possível trocar o lhe por o, ou a, logo este uso está incorreto.
c)0 marido, para não lhe parecer desagradável, mantinha-se discretamente afastado. - Novamente, a substituição do pronome não é possível, tornando seu uso correto.
d)Se me der exclusividade, compro-lhe todos os peixes que conseguir capturar. - Assim como nas alternativas "a" e "c", este uso está correto.
A alternativa a ser assinalada é "b".