Português, perguntado por Rivtsuk, 2 meses atrás

8: A variacão linguística utilizada no poema esta em conformidade com o perfil que o eu lírico faz de si mesmo? Justifique com excertos do texto

9: Reescreva, em 1° pessoa, a história de vida do eu lírico do poema em oracões que formem um parágrafo conciso

10: Cite os aspectos comuns entre os dados apresentadoa no poema r na biografia de Patativa do Assaré

11: Qual aspecto da biografia do autor nao é revelaro no excerto do poema?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por martacruzlopes13
8

8 - Visto que a variação linguística engloba a diversificação existente numa língua por fatores como zona geográfica ou classe social, observamos a similaridade existente no eu lírico nos versos 'De argum menestrê, ou errante cantô/ Cantando, pachola, à percura de amô'.

9 - Vivo vagueando, com a minha viola, cantando à procura de amor. Não tenho saber, pois nunca estudei. Afinal, sou filho de pobre e apenas sei o meu nome assinar. Mas apesar do meu verso ser simples e sem graça, recordo a minha feliz mocidade e canto com saudade.

10 - Apesar do eu lírico nem sempre se referir ao autor do texto, encontramos similaridades entre a descrição do poema e a vida de Patativa. Natural da região de Ceará, perdeu o pai com 8 anos tendo que trabalhar na roça para se sustentar. Recebeu como presente uma viola, e passou a apresentar-se em festividades, expressando os seus poemas.

11 - Como um cidadão ativo, que lutava pela justiça social, pois presenciou as dificuldades impostas pelos que detinham poder, Patativa foi preso e recebeu ameaças pela sua coragem em criticar as desigualdades através dos seus versos.

Análise do poema de Patativa do Assaré

No poema de Patativa de Assaré observamos as condições de vida do povo. Dando uso a uma linguagem que denota a falta de oportunidades escolares, Patativa aborda a pobreza no contexto realista. A fim de se conseguir sustentar, o eu lírico precisa trabalhar e assim perde a oportunidade de adquirir conhecimento escolar.

Defensor da liberdade, Patativa nunca poupou esforços, tecendo críticas à ditadura militar que resultou na sua posterior perseguição.

Um dos seus poemas mais reconhecidos 'Triste Partida'  foi lançado em 1964.

Algumas das suas principais obras são:

  • Inspiração Nordestina
  • Inspiração Nordestina: Cantos do Patativa
  • Cante Lá que Eu Canto Cá
  • Cordéis
  • Ao pé da mesa

Entenda mais sobre o eu lírico aqui: https://brainly.com.br/tarefa/21610625

#SPJ1

Perguntas interessantes