8- A imunidade contra um microrganismo pode ser induzida pela resposta do hospedeiro a ele ou pela transferência de anticorpos ou de linfócitos específicos para o microrganismo. Uma pessoa também pode se tornar imune pela transferência de plasma ou linfócitos de um indivíduo imunizado, um processo conhecido como transferência adotiva em situações experimentais. O texto refere-se aos tipos de imunidades ativa e passiva, identifique cada processo descrevendo ou explicando sua atuação imunológica, suas vantagens e desvantagens.
Soluções para a tarefa
A imunidade inata ou passiva conta com uma serie de barreiras que são responsáveis por resguardas nossos corpos de agressões mais simples, temos por exemplo a barreira da pele como uma importante barreira presente nos seres humanos, quando ela está integra ela impede que os microrganismos adentrem no corpo do animal.
Temos também os leucócitos que são responsáveis por combater infecções dentro do organismo, sendo eles responsáveis pela primeira resposta do corpo a uma agressão de microrganismos.
A imunidade adquirida é obtida através de um contato do sistema imunológico com um patógeno, a partir disso o sistema imune vai desenvolver uma resposta especifica para combater os patógenos em um próximo contato ou caso a infecção seja persistente.
Os responsáveis pela resposta ativa são os linfócitos, o tipo especializado de células de defesa, de modo que possui uma resposta especifica, logo o corpo possui no sangue os leucócitos que mediam uma resposta de defesa no sangue. Sendo os linfócitos uma reposta mais eficiente ao patógeno porem reque um tempo para produção dos anticorpos específicos.