Geografia, perguntado por isabelylohany5, 4 meses atrás

8- 0 cultivo da Cana de açúcar durante o período colonial foi desenvolvido da seguinte forma: a) ( ) Em Latifúndios Monocultores, ou seja, em grandes propriedades agrárias com a produção de um só produto; b) ( ) Em Minifúndios policultores, isto é, em pequenas propriedades agrárias com a produção de vários produtos agricolas; c)( ) Em Minifúndios e latifúndios, com uso de mão de obra escrava; d)( ) A atividade da cana de açúcar foi desenvolvida no Sertão Nordestino em Latifúndios, isto é, em grandes propriedades agrárias, com o uso da mão de obra escrava. е​

Soluções para a tarefa

Respondido por vazroberto27
2

Resposta:

Letra D) A atividade da cana de açúcar foi desenvolvida no Sertão Nordestino em Latifúndios, isto é, em grandes propriedades agrárias, com o uso da mão de obra escrava.

Explicação:

O conceito de latifúndio está associado a características como extensão, uso, exploração da terra e concentração, bem como a conflitos sociais quanto à posse de terras. Latifúndio é uma grande propriedade rural geralmente não cultivada e não explorada, portanto representa terras com reduzido aproveitamento econômico, improdutivas. As terras que são aproveitadas normalmente são utilizadas para o cultivo de uma única espécie, ou seja, a monocultura, e nesta são utilizadas técnicas de baixa produtividade. A produção é quase sempre destinada ao mercado de exportação, e normalmente as propriedades concentram-se nas mãos de poucos proprietários. O ciclo da cana de açúcar começou quando a matéria prima, a cana de açúcar foi inserida ao mesmo tempo, em três diferentes Capitanias Hereditárias: Bahia, Pernambuco e São Vicente. No ano de 1549, Pernambuco já tinha trinta engenhos-banguê, a Bahia tinha dezoito engenhos-banguê e São Vicente tinha dois engenhos-banguê. A prosperidade estava presente na rotina da lavoura da cana de açúcar e meio século depois, houve então, a distribuição dos engenhos, totalizando cerca de 256. Nessa época acontecei o chamado sistema de “plantation”, ou seja, eram plantações realizadas em grandes fazendas, que eram produtoras de um produto apenas. Essa produção era direcionada para o comércio e o mercado exterior, sendo usada a mão de obra escrava formada pelos negros africanos e por povos indígenas.

Perguntas interessantes