7Na década de 1960, o arqueólogo inglês Gordon Childe (1892-1957) cunhou a expressão "Revolução Neolítica" para definir as transformações que levaram algumas comunidades a modificar sua relação com a natureza: de caçadores de animais e coletores de frutos os seres humanos passaram a fazer agricultura e pastoreio, o que alguns chamaram de domesticação de plantas e animais.Para ele, a passagem de uma comunidade de caçadores-coletores para outra de agricultores e pastores seria o momento que a humanidade passou "de parasita a sócia ativa da natureza".a)Explique o significado da expressão "Revolução Neolítica". /hi9b)Por que tal processo significaria a domesticação de plantas e animais? /hiçc)Como você definiria a ideia dos primeiros homens como parasitas? d)Agora explique a ideia dos homens como "sócios ativos da natureza". /H18
Soluções para a tarefa
A - A expressão representa a mudança de modo de vida e de produção pela qual a humanidade passou no período neolítico, abandonando a forma nômade antiga e adotando uma forma fixa e civilizada.
B - Significa a domesticação de plantas e animais pois era necessário mantê-los todos em um único local, onde os seres humanos os criariam, e não mais soltos em um ambiente selvagem.
C - Os primeiros homens eram parasitas pois não contribuíam com a natureza, apenas retiravam dela coisas que utilizavam para os seus propósitos próprios.
D - O homem passou a ser um "sócio" da natureza pois passou a colaborar para a produção e reprodução da vida, de modo que criou rebanhos de milhões de animais - ainda que vivam uma vida curta - e plantou centenas de hectares de plantas, deixando de apenas retirar e passando a também a contribuir com a natureza.