História, perguntado por Rampagalejando, 11 meses atrás

75 pontos para quem me ajudar nisso.
PLEASE, ME HELPEM!!
FAÇA UMA PEQUENA PESQUISA E APRESENTE SEU CONHECIMENTO COM UM PEQUENO TEXTO SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE "a escravidão no Brasil". Apresentando os principais pontos: porque começou, como eram tratados os escravos e por que terminou.​

Soluções para a tarefa

Respondido por carlseduardo044
1

A escravidão existe desde que sociedades complexas existem; porém, a escravidão sofrida pelos pretos foi diferente de todas as outras formas de escravidão, por 2 principais razões:

1º o seu carácter comercial. todas as outras formas de escravidão eram ocasionais; acontecia uma guerra, e algumas pessoas capturadas eram escravizadas; uma pessoa afundava em dívidas e se tornava um escravo, etc. A escravidão era periódica. Porém, a escravidão sofrida pelos pretos tinha um carácter comercial. 20 milhões de pessoas foram sequestradas e levadas em barcos para o outro lado do mundo, para serem comercializadas.

2º essa forma de escravidão tinha um carácter racista. Em quase todas as outras formas de escravidão que surgiram pela história, não havia um povo específico que era relacionado com a escravidão. Não havia uma cor de pele, uma etnia que automaticamente relacionasse uma pessoa a condição de escravo, e um escravo poderia ascender socialmente, após um período limitado de escravidão. Porém, dessa vez foi diferente; um preto, ao nascer, já era automaticamente considerado como candidato a condição de escravo. O ônus da prova caía sobre o preto, que tinha que provar que ele não era escravo. Essa relação entre os pretos e a escravidão deu origem a "teorias" racistas eugênicas, que consideravam os pretos como criaturas inferiores, um meio-termo entre o ser humano e o animal; essa teoria racista gerou e ainda gera um sofrimento enorme para milhões de pessoas. Mesmo hoje ainda há pessoas que consideram pretos intelectualmente inferiores e violentos (inclusive, o meu próprio pai)

Essa desumanização dos pretos fez com que a escravidão sofrida por eles fosse especialmente cruel.

Esse racismo, esse repúdio por pessoas de cor, causou um impacto enorme em vários aspectos de várias sociedades pelo mundo; até 70 anos atrás, nos Estados Unidos, pretos eram proibidos de frequentar os mesmos espaços que brancos, pelas leis Jin Crow. Haviam escolas públicas para brancos, escolas públicas para pretos; banheiros para brancos, banheiros para pretos; regras eleitorais para brancos, regras eleitorais para pretos. Eu acho que eu não preciso nem dizer quais escolas eram melhores, quais banheiros eram mais higiênicos e quais regras eleitorais eram menos complicadas.

Quando a escravidão acabou, há 132 anos (o que muito, muito pouco tempo atrás. Existem milhões de filhos de escravos vivos até hoje) as pessoas de cor foram arrancadas de suas terras, passando 300 anos em condições desumanas, tratas como mercadoria, torturadas ao menor sinal de desobediência, vistas como um meio-termo entre o ser humano e o animal; após esse longo período de exploração cruel, pressões populares e internacionais surgiram, a lei áurea foi assinada e a escravidão finalmente chegou ao seu fim; porém, o sofrimento das pessoas que tiveram o azar de nascerem com a cor  de pele errada, estava longe de chegar ao seu fim.

Quando a escravidão acabou, não houve reforma agrária; as terras continuaram pertencendo aos senhores de escravos, sem que eles pudessem ter acesso à Terra, e nem acesso à educação. A marginalização do preto segue até hoje;

ainda to trabalhando nesse texto, vou terminar em breve

Perguntas interessantes