História, perguntado por martinsizilma, 9 meses atrás

7° Atividade Remota - Valendo 2.5 Pts.
1) Leia atenciosamente os itens abaixo e assinale os que estiverem corretos: 0,63 Pts.
a) O Acre, na ocasião (do periodo da borracha), ja pertencia oficialmente ao Brasil,
b) A permanência de seringueiros em suas terras preocupou o governo boliviano, que termia perde-las e com
justa razão.
c) Com a vulcanização e outros avanços tecnológicos abriram enormes possibilidades para a utilização
plantio da borracha
d) A Bolivia concedera ao Sindicato Boliviano 50% sobre o valor da produção da borracha que saisse
daquela área, durante 10 anos.
e) Em 1857. após a independência das colônias espanholas na América Latina, o Brasil firmou um primeiro
contrato de limites com a Bolivia
063 Pts​

Soluções para a tarefa

Respondido por nathyc1
1

Resposta:

a. falso

b. Verdadeiro

c. Verdadeiro

d. falso

e. verdadeiro

Explicação:

a.Acre é hoje um estado brasileiro. Mas isso nem sempre foi assim. O Acre já foi boliviano. A região - hostil, distante da capital La Paz e inabitada - começou a ser ocupada por brasileiros durante o chamado ciclo da borracha, em meados do Século XIX.

b. Convencionou-se chamar de Revolução Acriana a revolta dos seringueiros que, no início do século 20, ocupavam o atual Estado do Acre, àquela época pertencente à Bolívia. Insurgindo-se contra o governo boliviano, que cedera todo aquele território ao truste anglo-americano Bolivian Syndicate, os seringueiros proclamaram a independência da região, dando início à disputa diplomática que passou à história com o nome de Questão do Acre.

c. A vulcanização da borracha é a adição de enxofre sob aquecimento e na presença de catalisadores. Durante esse processo, os átomos de enxofre quebram as ligações duplas e formam ligações unindo as moléculas da borracha, que são os poli-isoprenos.

d. 1. Gás e petróleo

Em 2006, quando Evo Morales decretou a nacionalização dos hidrocarbonetos (como gás e petróleo), a economia boliviana entrou em uma nova era.

Essa fase incluiu, em alguns casos, a transferência de empresas privadas para as mãos do Estado e, em outros, a renegociação de contratos com empresas estrangeiras que continuaram operando no país.

Uma dezena de multinacionais assinaram novos contratos com a estatal YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos), concordando em pagar uma taxa de entre 50% e 85% sobre o valor da produção, entre outras coisas

e. O Tratado de Petrópolis, firmado em 17 de novembro de 1903 em Petrópolis, formalizou a permuta de territórios entre Brasil e Bolívia — uma faixa de terra entre os rios Madeira, o rio Abunã do Brasil para a Bolívia — e o território do atual Acre da Bolívia para o Brasil.

Perguntas interessantes