7. (UEMS) O elemento oxigênio foi descoberto e isolado pela primeira vez pelo químico sueco C. H. Scheele em 1771, fazendo decomposição térmica do salitre (nitrato de potássio) em nitrito de potássio e gás oxigênio. A equação química que representa corre- tamente a reação de descoberta do oxigênio é: a) KNO, (s) → KNO (s) KNO (s) KNO₂ (s) KNO (s) KNO₂ (s) + b) KNO₂ (s) → c) KNO, (s) → d) KNO₂ (s) → e) KNO, (s) → + + + + O₂(g) 0 (g) 1/2 0₂ (g) O₂(g) 0 (g)
Soluções para a tarefa
Sobre os compostos químicos inorgânicos na equação, a alternativa correta é a letra C (KNO3 (nitrato de potássio) -> KNO2 (nitrito de potássio) + ½ O2).
COMPOSTOS INORGÂNICOS
Os compostos inorgânicos são caracterizados, normalmente, pela falta de carbono em cadeia como ocorre nos compostos orgânicos. Esses compostos inorgânicos são divididos em ácidos, bases, sais e óxidos.
NOMENCLATURA DE SAIS
Os compostos nitrato de potássio e nitrito de potássio são sais. Os sais são provenientes de uma reação de neutralização entre um ácido e uma base. Para fazer a nomeação de sais, precisamos saber o ácido e a base de origem. Logo, fica: nome do ânion do ácido de origem + eto/ato/ito + de + nome do cátion da base de origem.
No caso do nitrato de potássio, o ácido de origem é o ácido nítrico e o sufixo do ânion (-ico) vira sufixo -ato; a base de origem é hidróxido de potássio e seu cátion é o potássio. O ácido de origem é representado como HNO3 (ácido nítrico) e a base de origem é KOH (hidróxido de potássio). Assim, a equação para obter o nitrato de potássio é:
HNO3 + KOH -> KNO3 + H20
O ácido de origem do nitrito de potássio é o ácido nitroso e o sufixo do ânion (-oso) vira sufixo -ito. A base de origem é o hidróxido de potássio e seu cátion é o potássio. A equação, para obter o sal nitrito de potássio, é o HNO2 (ácido nitroso) reagindo com o KOH (hidróxido de potássio).
HNO2 + KOH -> KNO2 + H20
BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES
Para se ter uma equação balanceada, é preciso ter o mesmo número de elementos químicos nos dois lados da equação. Utilizando o método de tentativas, pode-se colocar o número 1 no composto KNO3 na equação KNO3 -> KNO2 + O2. Dessa maneira, tem-se 3 oxigênios no lado esquerdo. Assim, para igualar à quantidade de oxigênios no lado direito, deve-se colocar ½ na frente do O2, visto que o composto KNO2 está com o coeficiente 1 devido a ter 1 nitrogênio e 1 potássio do lado esquerdo. Logo, a equação balanceada fica:
1 KNO3 -> 1 KNO2 + ½ O2
Entenda mais sobre nomenclatura de composto inorgânicos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/1442
Aprenda mais sobre balanceamento de equações químicas em:
https://brainly.com.br/tarefa/1405795
#SPJ9