7) Sobre o Trovadorismo, marque V para verdadeiro e F para Falso:
a) É um período literário com visão de mundo a partir do Antropocentrismo. ( )
b) A sociedade estava organizada dentro do sistema feudal. ( )
c) Havia duas formas de expressão literária: Cantigas e Novelas de Cavalaria. ( )
d) A Cantiga de Amor retratava a vida campesina. ( )
e) A Cantiga de Amigo apresenta na temática: saudade e abandono do
namorado/amante. ( )
f) As Cantigas Satíricas buscavam ironizar determinados indivíduos, ora identificando-os, ora usando ambiguidade proposital para não haver identificação. ( )
Soluções para a tarefa
Sobre o Trovadorismo, temos que:
a - F
b - V
c - V
d - F
e - V
f - V
O trovadorismo analisado com base nas alternativas.
A alternativa A está incorreta pois o Trovadorismo foi um movimento literário que ocorreu dentro do sistema de admininstração feudal - o que já demonstra que B está correta - onde Deus (theo) era o centro das atenções (centrismo) e a humanidade estava sujeita às suas leis, à fatalidade.
A alternativa C está correta, adicionando-se que as Novelas de Cavalaria estederam-se até o Humanismo, período no qual as cantigas do Trovadorismo começaram a perder força.
Em D, temos uma resposta incorreta porque o correto seria afirmar que Cantiga de Amor tratava do sofrimento do eu-lírico masculino em relação à não correspondência de seu amor por parte do ser amado, em outras palavras, a mulher não correspondia seus sentimentos, não "dava bola".
A vida campesina era mais retratada em E, que, como vimos, está correta pois a cantiga de amigo trata da saudade ou mesmo abandono do namorado ou amante. O eu-lírico, a voz do poema, aqui é feminina, mas quem criava as cantigas eram sempre homens, porque, além de outros fatores, o acesso de mulheres à educação "letrada", à, literatura, era restrito.
Para concluir, F é correta porque as Cantigas Satíricas podem ser divididas em duas categorias: cantigas de escárnio, com crítica mais sutil, nas quais o criticado era identificado indiretamente; e as cantigas de maldizer, onde a crítica era feroz, direta, precisa e muito pesada.
Uma observação interessante é que no Brasil, este tipo de crítica dentro do campo literário ganhou muita voz e expressão e é válida até os dias atuais com Gregório de Matos (do período Barroco, não do Trovadorismo) conhecido como o Boca do Inferno.
Para saber mais sobre Trovadorismo, leia esta matéria: https://brainly.com.br/tarefa/30864992
#SPJ1