7 - Quem são esses "três esquivos"?
8 - Onde eles estão?
9 - Levante hipótese a respeito do que eles estão fazendo ali.
10 - O que o pai pede ao garçom?
11 - No trecho: "A mãe limitou-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom.", explique a ansiedade da mãe ao esperar a aprovação do garçom.
12 - Por que o garçom não aprovaria o pedido do pai?
13 - Observe que ao descrever a cena que está diante dos olhos, o narrador-personagem questiona: "Por que não começa a comer?" Por quê? Levante hipóteses.
14 - Há no texto uma passagem que denota claramente a pobreza dos personagens. Qual? Comente-a.
15 - Que sentimentos o autor expressa para com a personagem-menina, ao usar os diminutivos: arrumadinha, negrinha, menininha, fitinha?
16 - Explique o que sentiu o narrador-personagem quando o pai sorri para ele. "Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido - vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso".
Soluções para a tarefa
Resposta:
7- O pai, a mãe e a filha
8- No botequim
9- Estão celebrando o aniversário da filha
10- Aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma
11- A mulher suspira, depois de ver o garçom se afastar para atendê-los, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali.
12- Porque invés de comprar um pedaço de bolo poderia ter comprado um bolo inteiro
13- Devido ser o aniversário da filha, a mãe ainda vai retirar de sua bolsa as velinhas para colocá-las no bolo e o pai as acenderá, depois cantarão parabéns pra você, só então começa a comê-lo.
14- Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, a sua compostura de humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acentuar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, os três compunham a tradicional família, célula da sociedade.
15- Parece que ele a vê com certa reserva, com discriminação
16- Ele se sentiu muito feliz e preferiu que a sua última crônica: fosse pura como aquele sorriso.
Explicação:
bons estudos!!!