7. Quais são as principais causas das correntes oceànicas profundas e de superficie?
Soluções para a tarefa
A massa oceânica é constantemente deslocada e misturada por movimentos mais ou menos rápidos, provocados pela interferência de dois mecanismos fundamentais que são as principais causas das correntes oceânicas profundas e de superfície: os ventos e as diferenças de densidade, cuja origem se encontra na superfície de contato entre a atmosfera e o mar.
As correntes marítimas superficiais são influenciadas principalmente pelo vento, que regulam as correntes, tanto em direção como em velocidade. Os ventos que têm maior influência, são os das zonas temperadas que sopram de oeste para leste e os alísios que, nas zonas equatoriais, têm uma importante componente de leste para oeste.
Estes ventos combinados com a existência de barreiras continentais, vão dar origem, nas zonas subtropicais, a largas correntes marinhas que circulam no sentido retrógrado no hemisfério norte e no sentido direto no hemisfério sul.
Assim os ventos regulares tendem a arrastar na sua direção as águas superficiais, produzindo uma impulsão contínua e geradora de uma corrente permanente. O comportamento do vento tem duas causas principais: a pressão atmosférica e a rotação da Terra.
As correntes marítimas profundas são essencialmente causadas pelas diferenças de densidade das massas de água, originadas por variações da temperatura ou da salinidade, devidas a diferenças de aquecimento, evaporação, presença de águas com origens diversas, descargas de águas doces, etc, ou ainda de convergências e divergências entre as correntes superficiais.
As convergências fazem mergulhar as águas superficiais e contribuem assim para a oxigenação das massas profundas, as divergências permite a subida de águas ricas em matérias minerais, fosfatos e nitratos, que chegando até à camada superficial penetrada pela luz, alimentam um plâncton abundante.
Bons estudos!
Resposta:
As correntes profundas são causadas pela diferença de densidade das águas em razão da temperatura e da salinidade. As correntes de superfície são causadas tipicamente pelos movimentos atmosféricos, os ventos.