História, perguntado por xxxx2203, 8 meses atrás

7. Quais os três principais motivos do fim do Segundo Reinado?

Soluções para a tarefa

Respondido por gracielemacedo
244

Resposta:

O Segundo Reinado chegou ao fim por uma série de razões, sendo as principais delas a perda do apoio da base política do Império (os latifundiários), a crescente insatisfação dos militares

Explicação:


S4ILE: mas são três, só tem dois
biancafigueredo1981: tem q ter fé rsrsrs
victoremanuelvieirar: O 3° motivo foi a insatisfação do povo.
victoremanuelvieirar: fonte: confia no pai
victoremanuelvieirar: brinks, o 3° motivo pode ser a perda do apoio da igreja, ao interferir nos assuntos da mesma.
Respondido por nataliafransantos
79

A questão religiosa, a questão abolicionista, a questão militar são os principais motivos para o fim do Segundo Reinado no Brasil.  

A questão religiosa está relacionada ao fato do rompimento de D. Pedro II com Igreja Católica. O Papa proíbe a participação de líderes maçônicos em cargos da Igreja. Mas o Imperador se recusa a cumprir tal determinação, já que ele próprio era maçom e parte dos membros da política do Império também eram.  

Alguns bispos contrariam D. Pedro II e são condenados a trabalhos comunitários, causando um mal-estar entre o Papa e o Imperador do Brasil.

 

A questão militar está relacionada ao fato do exército sair fortalecido da Guerra do Paraguai. Alguns dos seus membros possuíam fortes princípios republicanos e desejavam participar da política, mas foram impedidos por D. Pedro II.  

O atrito entre o Estado e o exército e o fortalecimento do positivismo faz com que apareça a possibilidade de um golpe contra o imperador.  

A questão abolicionista relaciona-se ao fato de D. Pedro II, ter perdido o apoio das elites agrárias. Parte das elites cafeicultoras dependiam do trabalho escravo para a produção em suas fazendas e começam a ficar insatisfeitas com de D. Pedro II, porque a monarquia começa a instituir leis escravistas (Lei do Ventre Livre, Lei dos Sexagenários).  

Diversos setores da sociedade civil, formada por intelectuais, membros da Igreja, políticos e a pressão internacional fizeram com que a Lei Áurea fosse assinada.  

As elites escravistas se afastam definitivamente do Imperador com a assinatura da Lei Áurea, porque não houve indenização por causa da perda dos seus escravos.  

Todas estas questões foram definitivas para que a Monarquia perdesse o seu prestígio por parte das elites que a apoiavam, sendo a República proclamada através de um Golpe Militar em 15 de novembro de 1889.  

 

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/39521023

Anexos:
Perguntas interessantes