Geografia, perguntado por me1583481, 9 meses atrás

7-Porque o esgoto doméstico continua sendo um grande problema nas cidades?​

Soluções para a tarefa

Respondido por keivsonalmeida2020
0

Resposta:

A falta de sistemas de esgotos nas cidades é sem dúvidas um problema de saúde pública, pois pode provocar doenças que são transmitidas por meio hídrico ou pelo contato direto com o esgoto. ... São números expressivos que representam uma grande parcela de um montante gasto em saúde pública no país.  Espero ter ajudado ;D

Respondido por JoaoPedroloof
0

Os mananciais de água são fundamentais para que possamos ter uma boa qualidade de vida. Por meio deles, conseguimos água para beber e utilizar nas nossas principais atividades diárias. Por servirem como fontes de água doce no Brasil, precisam ser preservados, já que esse bem é escasso e, apesar de renovável, corre o risco de acabar.

No entanto, muitos deles se tornam poluídos, gerando impactos ambientais para todo o ecossistema daquele rio ou lago. Isso acontece em função de despejos de esgotos sem o devido tratamento, gerados pelas atividades humanas. A falta de investimentos em saneamento básico colocou o Brasil em uma situação crítica com relação a esse tema, com mais da metade do esgoto gerado pela população sem tratamento.

Além do mau cheiro e da coloração cinzenta ou marrom escura das águas, a contaminação dos mananciais com esgoto causa vários problemas para a população e para o meio ambiente.

O esgoto doméstico é composto por água (99%) e sólidos (1%). Esses rejeitos sólidos são, em sua maioria, constituídos por matéria orgânica em decomposição, originada de fezes e de atividades humanas em pias, tanques, máquinas de lavar, chuveiros entre outros.

Quando despejado nos rios sem tratamento, ele altera a composição natural daquele ecossistema, trazendo danos para a fauna e a flora aquática e os seres humanos que vivem no entorno.

Perguntas interessantes