7. por que ocorreu o período regencial?
8.resuma os fatores que contribuiram para a crise política que culminou com q indicação de d. Pedro 1?
9. quais os motivos que levaram as revoltas no período regencial?
10. cite as revoltas que ocorreram no período regencial?
11. explique o regime beneplácito
12. quais foram os primeiros países a reconhecer a independência do Brasil?
13. descreva as frases da regência
14. quais os grupos políticos do período regencial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
7. O Período Regencial teve início após D. Pedro I abdicar do trono brasileiro em 1831. Como o filho dele não poderia assumir o trono por ter apenas cinco anos, foi feita uma transição em que o país foi governado por regentes.
8. Os fatores que contribuíram para a abdicação dele foram a criação da constituição outorgada de 1824, o excesso de poder na mão de D. Pedro I devido a criação do poder moderador, a crise do açucar, a criação e o fechamento do ministério dos brasileiros e depois a criação do ministério dos maqueses.
9. As Revoltas Regenciais foram rebeliões que ocorreram em várias regiões do Brasil durante o Período Regencial (1831 a 1840). Aconteceram em função da instabilidade política que havia no país (falta de um governo forte) e das condições de vida precárias da população pobre, que era a maioria naquele período.
10. Revoltas do Período Regencial
Cabanagem, na Província do Grão-Pará (1835 – 1840); Guerra dos Farrapos (ou Revolução Farroupilha), na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1835 – 1845); Revolta dos Malês, Província da Bahia (1835); Sabinada, na Província da Bahia (1837 – 1838);
11. Beneplácito Régio era o preceito de que as determinações da Igreja Católica destinadas ao clero e fiéis católicos, para terem validade no território de Portugal e, posteriormente, no Brasil, deveriam receber a aprovação expressa do monarca. Esta prerrogativa do rei existia já ao tempo de D.
12. EUA
Os EUA foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil em 1824 . Depois o México e a Argentina, em 1825. A França foi o primeiro país da Europa a reconhecer a independência do Brasil. Portugal não queria aceitar a independência do Brasil.
13. A regência pode ser dividida em duas fases, cada uma com mais dois períodos. A primeira fase é a da regência trina, subdividida em regência provisória e permanente. A segunda é a fase da regência una, subdividida nas regências de Diogo Feijó e Araújo Lima.
14. Em meio às reuniões e debates que aconteceriam para a organização da ordem regencial, temos o aparecimento de três grupos políticos mais importantes: os liberais moderados, os liberais exaltados e os conservadores.
Explicação:
A pergunta 13 está errada, além de "frases é fases.