7 ponto
5 - Com a independência foi abolida
a escravidão no Brasil e os povos
antes escravizados tiveram mais oportunidade e vida mais justa.
O
CERTO
ERRADO
h
Soluções para a tarefa
Explicação:
A abolição da escravatura no Brasil aconteceu em 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea e ratificou a extinção do trabalho escravo dos negros em nosso país. A abolição da escravatura foi o resultado de um processo de luta popular, que contou com a adesão de parcelas consideráveis da sociedade brasileira, além de ter sido marcada pela resistência dos escravos. O Brasil foi o último país das Américas a abolir com a escravidão.
Causas
A abolição do trabalho escravo do Brasil foi o resultado final de um processo longo, lento e difícil de muitas lutas. O fim do uso da mão de obra escrava em nosso país não foi resultado do humanismo ou da benevolência da família real brasileira, conforme muitos acreditam, mas aconteceu porque um grande número de pessoas de nossa sociedade mobilizou-se para forçar o Império a pôr fim ao trabalho escravo.
A abolição da escravatura no Brasil aconteceu por meio da:
Resistência realizada pelos próprios escravos ao longo do século XIX;
Adesão de parte da nossa sociedade à causa por meio de associações abolicionistas;
Mobilização política dos defensores do abolicionismo.
Além disso, havia a questão dos novos padrões civilizacionais que estavam surgindo e que condenavam a prática do trabalho escravo. Isso colocava o Brasil numa posição vexatória, internacionalmente, uma vez que no continente americano o país foi o último a abolir a escravidão. Essa questão, porém, é apenas secundária, e o processo de abolição só foi possível por conta da luta dos escravos.
Resposta:
errado
Explicação:
a esmagadora maioria dos escravos libertos não tinham onde morar e/ou trabalhar e viviam na miséria, voltando a realizar trabalhos ardios aos donos de fazendas, recebendo pouco por isso. muitos tentaram recuperar uma parte de herança do senhor que o comprou, pois possuíam seu sobrenome, ainda assim, continuaram sempre marginalizados e excluídos socialmente.