Geografia, perguntado por crazy564, 2 meses atrás

7. Podemos afirmar que o Brasil é um Estado-nação?​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariafernandaveiga1
1

Resposta:

“Povo, que sustenta esta nação. Povo, esta miscigenação. Só quem chorou e ouviu, sentiu sol ardente, enfrentando o dia. É que em poesia, fabrica da pedra ao chá de jasmim. Indo para novo horizonte, extremo ocidente, oriente o nosso pensamento então. Povo mumifica a religião. Povo escraviza, longe não. Ser povo é sambar na poeira, virar fruta na feira. Saramambaiando o baião. Moranga morena, pitanga de tanga de tanto produto frasear. Povo, do escuro nasce a luz. Povo ilumina quem seduz. Nossa casa tem goteira, nossa praia não tem sol. Pois vivemos de sonhos que eu vou lamentando em palavras, buscando, nos amando vendo voar. Mas por favor, não se deixe enganar. Põe teus filhos pra despertar. Lhes de o estudo pro saber não errar. Santo de casa também faz milagre. Norte e sul contra a discriminação racial. Norte e sul contra a discriminação social. Chega de fome, de palavras bonitas. Não precisamos de leis, mas de homens honestos. Mãe-pátria, avisa teus filhos pra não te deixar a deriva na vida, pois, não vamos nos separar. Porque nós precisamos é de Melhores escolas e salários dignos, é é é ,Direito de igualdade, saúde e trabalho Liberdade pra pensar.”

(Lúdi Oliver, em Nação)

INTRODUÇÃO

O termo “nação” é detentor de inúmeras definições e é utilizado no cotidiano popular para designar, principalmente, torcida no âmbito futebolístico, pretendendo expor o amor a determinado time de futebol. Assim, quando ouvimos a expressão nação corintiana, nação rubro-negra, nação alvinegra, nação celeste, inferimos que tais nações representam o amor que seus membros, torcedores, sentem ao clube por ela representado, respectivamente os clubes Corinthians, Flamengo, Atlético Mineiro e Cruzeiro.

Com tais exemplos percebemos que o que une os membros das nações futebolísticas citadas é um sentimento único em relação ao seu time de futebol.

O amor, a paixão, o sofrimento com uma derrota, a alegria com uma vitória é geral, o sentimento pela equipe é tamanho, que não há espaço para participar de outra nação, no que tange ao futebol, exceto a nação representada pela seleção brasileira de futebol. Citamos como exemplo o futebol para se ter uma idéia inicial para abordar melhor o tema.

1. ELEMENTOS DO ESTADO

O Estado é composto por elementos fundamentais: o TERRITÓRIO, que é o local delimitado onde o Estado exerce sua soberania, o PODER, mencionado anteriormente, e o elemento humano, o POVO, representado pelos cidadãos nacionais, e sua população, soma dos indivíduos nacionais e os estrangeiros com animus de permanência. Neste último, alguns escritores podem citar como o POVO, outras vezes a POPULAÇÃO, porém o conceito de ambos é o mesmo.

2. NAÇÃO

2.1 HISTÓRICO TERMINOLÓGICO

Visto os elementos essenciais do Estado, iremos abordar um tema polêmico em sua aplicação conceitual, o termo NAÇÃO.

Tal vocábulo toma forma no séc. XVIII, com o intuito de exprimir uma imagem de unicidade popular dos europeus que almejavam uma política sólida e estável, lutando contra a monarquia que imperava naqueles países, prevalecendo a ganância de seus governantes, e as constantes guerras.

Para tanto, havia a necessidade de criar uma imagem simbólica que tomasse o povo pelo sentimento, unindo forças para a luta contra o absolutismo.

Surge então a nação, que com a união do povo em busca do mesmo ideal, elevou a burguesia ao domínio do poder político. Infere-se que era em nome da “nação” que o povo lutava contra o poder dos monarcas, era em nome da “nação” que o povo permanecia junto.

Já com o os novos governantes, estes aproveitando do poder místico que a palavra “nação” representa, justificavam por meio dela, as invasões a países menores, na chamada corrida imperialista. Nota-se aqui que o termo nação foi empregado de forma política e não em âmbito jurídico.

Explicação:


mariafernandaveiga1: O fato de o termo nação nos transmitir um conceito muito subjetivo, podemos defrontar com grupos que defendem a negação como resposta à pergunta dada, e aqueles que afirmam, e defendem, uma resposta positiva. Somos, como estes, defensores da afirmação de que o Brasil é uma nação, pois mesmo sendo um país grande por natureza, diversificado em religião,
Perguntas interessantes