Física, perguntado por Usuário anônimo, 7 meses atrás

7 Perguntas, alguém me ajuda?
1) Explique por que a linha do horizonte dificulta a conclusão de que a Terra é esférica.
2) Explique a contradição entre a concepção do formato plano da Terra e a observação de diferentes constelações a partir de locais distintos do planeta.
3) Como Cristóvão Colombo contribuiu para a discussão sobre o formato da Terra ?
4) Explique o conceito físico utilizado por Eratóstenes para comprovar que a Terra não era plana, Descreva o experimento realizado por ele para comprovar a esfericidade da Terra.
5) Em que época Viveu Eratóstenes ?
6) Como Eratóstenes conseguiu determinar o comprimento da Terra ?
7) Qual é o comprimento real (aproximado) da Terra ?

Soluções para a tarefa

Respondido por tauannialves
14

Resposta:bom vamos la espero que ajude

Explicação:1=Segundo explica o Popular Science, a razão está no fato de a Terra ser redonda e girar em torno de seu próprio eixo. Por isso, enquanto o Sol ilumina uma parte da esfera, a outra permanece na escuridão. Além disso, se a Terra fosse plana, seríamos capazes de ver o Sol ainda que fosse de noite.

3=É um dos acontecimentos mais importantes dentre os que definem o início da história moderna. As navegações de Colombo provaram a esfericidade da Terra e permitiram que os europeus entrassem em contato com civilizações que desconheciam

4=Em 205 aC, Eratóstenes mediu com sucesso a circunferência da Terra, medindo o comprimento da sombra projetada por uma vara. Ele fez a medição em Alexandria e cronometrou a coincidência quando o Sol estava diretamente acima de Syene.

O experimento de Eratóstenes ocupa a sétima posição entre os 10 mais belos experimentos da física, Eratóstenes, um geógrafo Grego (276-194 BC), sabia que durante o solstício do verão, os raios solares atingiam perpendicularmente a superfície de Siena (Egito) ao meio-dia. Neste mesmo instante, a inclinação dos raios solares era de 7,2° em Alexandria. Sabendo que os raios solares chegam à terra paralelamente, e que a distância entre Siena e Alexandria é 787 km, Eratóstenes usou uma simples regra de três para calcular o perímetro da terra. Isto é

7,2 / 360 = 787 / X

Portanto, a circunferência da terra será X = 39350 km. Para se calcular o raio da terra, basta fazer X=2pR  

5= Mas o astrônomo grego Eratóstenes, que viveu entre 276 a.C. e 194 a.C., teve uma visão além do alcance: percebeu que postes colocados em cidades distantes projetavam sombras diferentes ao meio-dia

6=O astrônomo Eratóstenes descobriu a extensão do planeta com um simples pedaço de pau. Com uma sacada tão simples quanto genial: medindo a sombra que o Sol projeta em postes. Tudo numa época em que o senso comum reinava sobre a ciência, e nada era mais óbvio que pensar que a Terra era plana.

7=No final, o resultado para a circunferência da Terra foi surpreendente: mais ou menos 40 mil quilômetros, quase na mosca! No Equador, o valor real é 40 075 quilômetros – de norte a sul, como os pólos são achatados, é um pouco menos, 40 008 quilômetros.


vic8830: só faltou a resposta da 2
Respondido por hugocampelo1
3

Para respondermos corretamente todas as perguntas, precisamos conhecer um pouco sobre Física e História, aliando ambas as ciências em busca de conhecimento acerca da Esfericidade da Terra.

Física

Tendo origem na Grécia Antiga, a Física surgiu a partir de observações iniciais sobre os fenômenos da natureza que ocorriam a fim de tentar explicá-los. Ainda, os gregos tiveram grande influência sobre a astronomia, uma das primeiras ciências desenvolvidas pelas civilizações primitivas, que associavam os astros a figuras religiosas.

História

Ciência responsável por acompanhar os eventos do passado através de suas evidências e registros ao longo dos anos. Desde a origem da civilização, passando por religiões, matemática, física, línguas e construções, a história acompanha e estuda todos os fatos passados em vários âmbitos das ciências, tentando buscar no passado as respostas para o futuro.

Assim, vamos unir nossos conhecimentos acerca destas ciências para encontrarmos as respostas para as questões solicitadas.

1) Porque quando observamos a linha do horizonte não conseguimos enxergar a curvatura da Terra. Isso se dá pois o campo de visão do olho humano é de 65º, logo, um observador na areia só conseguiria observar 5,4 quilômetros da linha do horizonte. Neste comprimento, a curvatura da terra é de aproximadamente 58 centímetros, o que torna a curvatura basicamente impossível de ser percebida a olho nu.

2) Caso a Terra fosse plana, todas pessoas em qualquer lugar do planeta iriam observar os astros na mesma posição, o que não ocorre. Devido ao fato da terra ser redonda, por exemplo, é que existe uma diferença no que se enxerga ao observar a lua em diferentes hemisférios terrestres. Uma pessoa no hemisfério norte observa a lua invertida, com o formato de "D" na lua crescente e "C" na lua minguante, enquanto que no hemisfério sul é o oposto.

3) Cristóvão Colombo era conhecedor de teses que buscavam comprovar a esfericidade da Terra.  Suas navegações tinham o objetivo de atravessar o oceano Atlântico rumo à Ásia, a fim de buscar uma nova rota de comércio e vencer os monopólios comerciais da época. Sua tentativa baseou-se na teoria de que a Terra possui um formato redondo, o que teria sido perfeitamente comprovado caso ele não tivesse encontrado as Américas em seu caminho. Ainda assim, a sua descoberta levantou muitas questões sobre o formato da Terra e deu forças para a comprovação das hipóteses de que nosso planeta é redondo.

4) Por ser diretor da Biblioteca de Alexandria, Eratóstenes conhecia as datas dos solstícios e equinócios, o que permitiu que ele observasse o Sol localizado quase que no zênite (formando um ângulo de 90º com o solo) na cidade de Siena, enquanto que isso não ocorria em Alexandria no mesmo período do ano.

Assim, decidiu realizar um experimento em Alexandria:  ele mediu o comprimento da sombra projetada por uma estaca em comparação à proporção do seu tamanho, encontrando um um ângulo de 7,2º. Usando esta informação e aplicando seus conhecimentos acerca das circunferências, ele foi capaz de relacionar o ângulo obtido, com a posição relativa do Sol e a distância entre as cidades de Alexandria e Siena, descobrindo assim um valor estimado para a circunferência do nosso planeta.

5) Tendo vivido entre 276 a.C. e 194 a.C., Eratóstenes foi um grande astrônomo, matemático, geógrafo, poeta e bibliotecário grego que foi responsável por experimentos que impulsionaram a descoberta de que a Terra é redonda.

6) Após observar a posição do Sol e verificar que, na cidade de Siena, ele se apresentava quase que perpendicularmente ao solo, Eratóstenes utilizou uma estaca de madeira fincada ao solo para fazer um experimento: quando o sol se encontrava no zênite, ele fincou uma estaca no chão e mediu o comprimento da sombra formada. Relacionando as medidas da sombra e da estaca, ele foi capaz de obter o ângulo de 7,2º.

Após isso, sabendo que a distância entre Alexandria e Siena era de 5000 estádios (1 estádio ≅ 157 metros), ele realizou o seguinte cálculo:

Circunf.\:da\:Terra = \frac{2 \pi . dist\:entre\:cidades}{\theta} = \frac{360\circ}{7,2\circ} .\:dist\:entre\:cidades

Através dela, Eratóstenes calculou que a circunferência da Terra era de 39250 km, chegando muito próximo do comprimento real.

7) Após estudos e medidas mais precisas, sabemos hoje que sobre a linha do Equador o comprimento aproximado da circunferência terrestre é de 40075 km.

Eratóstenes foi um estudioso que contribuiu bastante para conhecermos mais a respeito do nosso planeta, tendo ele dado um grande passo para a comprovação da esfericidade da Terra.

Entenda mais sobre Eratóstenes aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/39452445

Anexos:
Perguntas interessantes