7) Os trechos a seguir foram extraídos do conto “O dedo”, de Lygia Fagundes Telles. Observe as orações destacadas e responda ao que se pede.
a) “[...] pergunto-lhe se posso ao menos devanear um pouco em torno do meu achado: não é todos os dias (que se acha um dedo.”)
Por que, nesse contexto, a voz passiva pronominal é preferível à analítica?
b) “No banheiro cintilante a proximidade da água facilita demais, (os crimes deviam ser cometidos perto de cascatas.”)
Por que não se enunciou o agente da passiva?
c) “No quadro, (o insólito era representado por uma gota de sangue pingando nítida da ponta do dedo.) No meu achado, o insólito era a ausência do sangue.”
Nessa oração, qual é o agente da passiva? Se ele for eliminado, há alteração no sentido? Justifique.
Soluções para a tarefa
a) A identificação do agente da passiva é irrelevante. Ou: preferiu-se transmitir uma informação mais sucinta (pelo uso de um só verbo).
b) A informação importante é a ocorrência de crimes perto de cascatas e não seu autor.
c) O agente da passiva é “por uma gota de sangue pingando nítida da ponta do dedo”. Esse termo não pode ser eliminado devido à comparação entre a representação do insólito no quadro e a representação na situação vivida pela narradora.
Bom acho que é isso, bons estudos!
7 / A - No contexto apresentado, a voz passiva nominal é preferível, pois o foco não é quem está executando a ação, no caso quem achou o dedo, e sim a situação em si. Assim, o agente da passiva, presente na voz analítica, se torna desnecessário.
B - O agente da passiva não é enunciado, pois a informação importante no trecho é a ocorrência dos crimes e não quem os cometeu.
C - Na oração apresentada o agente da passiva é:
- “por uma gota de sangue pingando nítida da ponta do dedo”
Eliminar o agente da passiva irá extinguir a situação vivenciada pela autora, por isso ele não deve ser retirado da oração, alterando o sentindo.
Agente da Passiva
O agente da passiva é o termo que indica quem ou o que executa a ação que está sendo expressa por um verbo na voz passiva.
Importante destacar que o agente da passiva sempre virá, dentro da oração, após uma preposição. Sabendo disso, fica mais fácil identificá-lo.
Exemplos:
- "A blusa foi dada por Elisa."
Agente da passiva = por Elisa
- "O castelo de areia foi consntruído pelas crianças."
Agente da passiva = pelas crianças
Conheça mais sobre Agente da Passiva aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/47815493
#SPJ2