7. Omitico gigante Adamastor, transformado em promontorio na epopeia de Camões, repre senta os perigos dos mares e o medo dos navegadores em meio a águas desconhecidas.
a. Nesse contexto, o que representa o feito de ter ultrapassado os limites conhecidos realizado pelo herói Vasco da Gama?
b. Tendo em vista que, na concepção teocéntrica, Deus e o centro do universo e, na concepção humanista ou antropocéntrica, o ser humano é a medida de todas as coisas, conclua: Esse episódio revela que Camões tem uma concepção de mundo teocéntrica ou antropocêntrica? Justifique sua resposta.
Texto 2
Quem vé, Senhora, claro e manifesto o lindo ser de vossos olhos belos, se não perder a vista só em vê-los, já não paga o que deve a vosso gesto.
Este me parecia preço honesto. mas eu, por de vantagem merecê-los, dei mais a vida e alma por queré-los, donde já me não fica mais de resto.
Assi que a vida e alma e esperança e tudo quanto tenho, tudo é vosso, e o proveito disso eu só o levo.
Porque é tamanha bem-aventurança o dar-vos quanto tenho e quanto posso, que, quanto mais vos pago, mais vos devo
anetes de Luis de Combes. São Paulo, Atelié, 2001, p. 621
8. Ao retornar da Itália, em 1527, Sá de Miranda passou a divulgar no seu pais certas formas poéticas cultivadas pelos humanistas, entre eles Dante e Petrarca. O poeta trouxe um novo tipo de verso, mais flexivel que as redondilhas, que, em Portugal, foi chamado de medida nova
a. Faça a escansão do primeiro verso dos textos 1 e 2 e depois responda Qual é a mètrica da medida nova?
b. O soneto italiano também chegou a Portugal por meio de Sá de Miran da. O texto 2 é um soneto. Observe-o e responda: Quantos versos essa forma poética tem? Como esses versos são dispostos nas estrofes?
c. Com base no boxe "O soneto e as rimas", responda: O soneto em estu do apresenta rimas? Se sim, qual é o esquema de rimas?
bem-aventurança felicidade suprema gla
LITERATURA
REGISTRE NO CADERNO
O soneto e as rimas
De acordo com estudiosos, o soneto italiano, na origem, apresentava o se quinte esquema de rimas: abbu/abbal cdo/cde Porém, com o tompo, foram sendo experimentadas outras formas, tais como abababat/ccd/ccd ou abba abba/cd/cdc
Por vezes, a soneto também pode apresentar versos brancos, ou seja, ver sos sem rimas
9. No soneto lido, o eu linico tata da amada e da devoção que tem por ela. a. Aos olhos do eu lirico, quais são as caracteristicas da amada? Comprove sua respos ta com elementos do texto.
b. Para o eu lirico, qual é o pagamento justo pela felicidade de poder contemplá-la? c. Qual pagamento ele fez?
d. Qual é o sentimento do eu lirico em fazer tal pagamento?z
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)Representa a supremacia da engenhosidade humana sobre as forças da natureza e sobre nossos próprios limites físicos.
B)O teocentrismo dialoga sobre o pecado do homem e a compreensão dos conceitos de natureza, que divergem do antropocentrismo, já que o homem é apenas parte desse processo criado pela divindade.
O antropocentrismo, fez parte da produção da história e da filosofia, sendo um marco para a quebra dos padrões que colocavam a religião e as divindades no centro da vida, por parte do teocentrismo, onde a preocupação dos filósofos do período era o desenvolvimento da sociedade, o homem e sua essência, e, a natureza ao redor do homem, valorizando questões mais ligadas a matéria do que a subjetividade e as divindades que eram implementadas por parte da igreja, estando em constante conflito com a visão teocêntrica já que a mentalidade teológica não acompanhou os avanços científicos do período.
8a) Não sei
B)Um soneto é uma forma poética particular e caracteriza um poema formado por duas estrofes com quatro versos, seguidos de duas estrofes com quatro versos.
É o que chamamos de uma estrutura composta por dois quartetos e dois tercetos.
Todo soneto possui 14 versos, mas nem todo poema de 14 versos é um soneto. Não basta, também, que o poema tenha tercetos e quartetos para ser um soneto. É preciso que ele esteja na estrutura esboçada a seguir:
Estrofe 1
VERSO 1
VERSO 2
VERSO 3
VERSO 4
Estrofe 2
VERSO 5
VERSO 6
VERSO 7
VERSO 8
Estrofe 3
VERSO 9
VERSO 10
VERSO 11
Estrofe 4
VERSO 12
VERSO 13
VERSO 14
C)Com base no boxe "O Soneto e as Rimas" pode se verificar que o soneto do estudo apresenta rimas.
Para tanto os versos deste soneto do estudo estão dispostos em dois quartetos, ou seja estrofes de quatro versos e dois tercetos, que são estrofes de três versos.
As rimas dentro deste esquema são no modelo ABBA-ABBA-CDE-CDE.
Nela as rimas aparecem sempre na sequencia das linhas, desta forma a cada duas linhas temos uma rima.
A) A amada é tão perfeita que só de ver os seus olhos, já se perde a vista.
B) O pagamento justo é a sua vida e a sua alma.
C) Alma, vida, esperança e tudo quanto for dele.
D) O sentimento do eu lírico é de alegria. Quanto mais ele concede a mulher amada, maior a sua vontade de se dedicar.