7-O que significa reforma em artes?
Soluções para a tarefa
Resposta:O que foi a Reforma? Como isso afetou a Arte?
A Reforma Protestante foi uma revolta contra os abusos e outras formas de corrupção cometida pelo Papado e Igreja Romana. A verdadeira faísca que inflamou a revolta foi a decisão do Papa Leão X para realizar uma campanha na Alemanha para a venda de "indulgências" (remissão diante de Deus, da pena temporal pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção tem o poder de perdoar), a fim de financiar a construção da nova Basílica de São Pedro , em Roma.
Explicação:A Reforma começou em 31 de outubro de 1517, quando o monge alemão agostiniano Martinho Lutero (1483-1546) pregou seu manifesto de 95 pontos na porta da Igreja de Todos os Santos, em Wittenberg, na Alemanha, e tal fato levou a uma cisão na cristandade entre católicos romanos e protestantes.
O Protestantismo (que compreendia quatro eixos básicos: luteranos, calvinistas, anglicanos e anabatistas), criou raízes no Norte da Europa, em países associados à Renascença do Norte , como o norte e oeste da Alemanha, Suíça, Holanda, Reino Unido e Escandinávia. Por sua vez, isto levou a um novo tipo de ARTE CRISTÃ, que celebrou a agenda religiosa protestante, e divergiu radicalmente da arte da Alta Renascença da Itália, Espanha, Nápoles e outras áreas do sul da Europa, que se manteve Católica Romana.
A forma e o conteúdo da arte protestante - em particular, a pintura - refletiu o Cristianismo mais claro, mais nu e cru e mais pessoal do movimento da Reforma. Assim obras em grande escala de Arte bíblica já não eram encomendados pelos órgãos da igreja protestante