7. O ar que entra em nossos pulmões quando inspiramos contém cerca de 21% de gás oxigênio. ja o ar que sai quando expiramos contém aproximadamente 16% desse gás. explique por que existe essa diferença na proporção de oxigênio.
Soluções para a tarefa
Resposta: Parte da quantidade de gás oxigênio do volume total de ar inspirado supre a demanda das células de todo o corpo ao realizarem a respiração celular.
Explicação: Esses 5% foram passados ao sangue por difusão, na onde a moléculas de O2 que permeiam a cavidade alveolar adentraram os capilares sanguíneos que irrigam cada alvéolo, vindo a se aderir aos glóbulos vermelhos que por sua vez se encarregaram do transporte via circulatória por todo o organismo. Esse O2 circulante é absorvido por cada célula, sendo utilizado na mitocôndria dessa mesma no processo de respiração celular, quando aeróbica.
Na respiração celular aeróbica, a célula utiliza glicose e o oxigênio absorvido para extrair energia das moléculas envolvidas e utilizar dessa energia em seus processos vitais. Como resultado metabólico, há liberação de C02 e água.