7) Num primeiro momento, a atitude de Dom João, embarcando numa esquadra de forma apressada e desorganizada, dava ao quadro aspectos de fuga, de pânico ou de qualquer outra catástrofe. Entretanto, não é lícito concluir que se tratava de um ato impensado, pois há algum tempo o embarque da Família Real fora esboçado e avaliado em todas as suas conseqüências por estadistas e soberanos, quando determinadas circunstâncias políticas ameaçavam a soberania portuguesa.
Desta forma, assinale a alternativa correta que preencha a lacuna abaixo:
A família real portuguesa chegou ao Brasil no ano de ________ fugindo das invasões napoleônicas que estavam ocorrendo na Europa. E dessa forma, D. João VI após ser escoltado pela marinha inglesa, teve como primeiro ato a libertação dos portos.
Alternativas
Alternativa 1:
1805.
Alternativa 2:
1806.
Alternativa 3:
1807.
Alternativa 4:
1808.
Alternativa 5:
1809.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses.
então seria alternativa 4: 1808
Respondido por
1
Resposta:
Explicação: A chegada da família real portuguesa transformou radicalmente os costumes e a vida na colônia, criando as bases para as atividades econômicas de livre mercado, tanto assim que a chegada da Corte Portuguesa em 1808 constituiu um marco fundamental na história do Brasil e, particularmente, para o Rio de Janeiro.
alternativa 4: 1808
Perguntas interessantes