7-NOS SERES HUMANOS LÓBULO SOLTO (OU DESTACADO) DA ORELHA É DOMINANTE EM RELAÇÃO A LÓBULO ADERENTE. UM DETERMINADO CASAL CUJO HOMEM POSSUA LÓBULO SOLTO E SEJA HOMOZIGOTO E A MULHER SEJA ADERENTE, QUAL A PROBABILIDADE DE QUE TENHAM FILHOS COM LOBO ADERENTE?
A) 25% B) 75% C) 100% D) ZERO.
Soluções para a tarefa
A partir da análise das alternativas, podemos afirmar que a probabilidade desse casal ter filhos com lóbulo aderente é de 0%. Portanto, concluímos que a alternativa correta é a letra D.
- Mas como saber disso ?
Para chegarmos nesse resultado, vamos analisar o que a questão nos disse. Ela nos disse que nos seres humanos, o lóbulo solto é dominante em relação ao lóbulo aderente, que por sua vez, é uma característica recessiva. Sendo o lóbulo solto uma característica dominante, um indivíduo com esse lóbulo, pode ser dado por 2 genótipos, são eles :
- O homozigoto dominante (representado por AA)
- O heterozigoto (representado por Aa)
- E uma pessoa com lóbulo aderente ?
Será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por aa), isso porque, uma característica recessiva só vai se expressar, se o alelo recessivo, estiver na ausência do alelo dominante.
E a questão nos diz que o homem possui lóbulo solto e é homozigoto para essa característica, ou seja, ele possui como genótipo o AA, e a mulher possui o lóbulo aderente (que é representado por aa). E quer saber a probabilidade de terem um filho com lóbulo aderente.
- Vamos fazer o cruzamento entre o casal :
a a
A Aa Aa
A Aa Aa
Ao analisarmos corretamente o quadro de Punnett, podemos inferir que :
100% dos genótipos são heterozigotos (Aa), e codificam a característica lóbulo solto.
E se a probabilidade de ter lóbulo solto é de 100%, isso significa que a probabilidade de ter lóbulo aderente é de 0%. Com isso, concluímos que a alternativa correta é a letra D.
Bons estudos e espero ter ajudado