Português, perguntado por fdlhgdfh2347, 1 ano atrás

7.Nas orações a seguir, indique se o termo em destaque funciona como objeto direto ou objeto indireto. A seguir, reescreva a oração, substituindo o objeto por o, a, os, as ou, quando possível, por lhe, lhes.a]A difícil situação financeira da empresa não interessava ao Inescrupuloso gerente.b)0 menino abriu a portinha da gaiola e libertou o canário que ganhara do avô.c]Ela sempre cultivou o hábito de não confiar em estranhos.d)Muitos casais jovens confiam aos avós a criação dos filhos. •) Muitos casais jovens confiam aos avós a criação dos filhos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por anaisenobregapa68rb
9

Olá!


Os objetos direto e indireto são o que chamamos de complementos verbais. Eles tem como função dar o sentido às orações que contém verbos transitivos. Ou seja, se um verbo que não tem sentido completo sozinho deverá ser acompanhado pelo objeto. Algumas orações contem apenas objeto direto, outras apenas objeto indireto. Porém, também é possível formar orações com objeto direto e indireto.

Quando utilizamos uma preposição antes do complemento verbal, formando um objeto indireto. O objeto direto, embora aceite preposição, nem sempre requer o seu uso.


a)A difícil situação financeira da empresa não interessava ao inescrupuloso gerente. - Objeto direto. "A difícil situação financeira da empresa não o interessava."


b)0 menino abriu a portinha da gaiola e libertou o canário que ganhara do avô.- Objeto indireto. "O menino abriu a portinha da gaiola e libertou-lhe".


c) Ela sempre cultivou o hábito de não confiar em estranhos. - Objeto indireto. "Ela sempre cultivou o hábito de não confiar-lhes".


d)Muitos casais jovens confiam aos avós a criação dos filhos. - Objeto indireto "Muitos casais jovens confiam-lhes a criação dos filhos".


e) Muitos casais jovens confiam aos avós a criação dos filhos. - Objeto direto. "Muitos casais jovens confiam-na aos avós."

Perguntas interessantes