7) Marque a alternativa com a ordem correta dos parágrafos, de maneira que se tenha um texto dissertativo-argumentativo coeso e coerente.
Violação à dignidade feminina
(1) Conquanto tenham sido obtidos avanços no que diz respeito aos direitos civis, a violência contra a mulher é uma problemática persistente no Brasil, uma vez que ela se dá–na maioria das vezes– no âmbito doméstico.
(2) Outrossim, é válido salientar que a violência de gênero está presente em todas as camadas sociais. Ela se revela não apenas nas marcas físicas de um assassinato ou estupro, mas também nos atos de misoginia e ridicularização da figura feminina em hábitos culturais como piadas e músicas populares.
(3) Esse fato se deve às dificuldades em denunciar o agressor e à vergonha de se expor e assumir a condição de vítima.
(4) Destarte, o Brasil está alguns passos à frente de outros países em relação ao combate à violência contra mulheres, tendo em vista, por exemplo, a Lei Maria da Penha. Entretanto, é necessário endurecer as penalidades para coibir essa prática. Assim, uma iniciativa plausível tomada pelo Congresso Nacional no intuito de tipificar o feminicídio como crime de ódio e hediondo deve fazer com que agressores tenham penas maiores a cumprir.
(5) Essa é a opressão simbólica da qual trata o sociólogo Pierre Bourdieu: a violação aos Direitos Humanos não consiste somente no embate físico, ela está, sobretudo, no ato de perpetuar preconceitos que atentam contra a dignidade de um grupo social.
(6) Historicamente, o papel feminino nas sociedades ocidentais foi subjugado aos interesses masculinos e tal paradigma só começou a ser contestado em meados do século XX, tendo a francesa Simone de Beauvoir como um dos expoentes do movimento por igualdade de gênero.
(7) Com efeito, ao longo das últimas décadas, a mulher ganhou notável destaque nas representações políticas e no mercado de trabalho. As relações na vida privada, contudo, ainda obedecem a uma lógica machista em muitas famílias. Nesse contexto, a agressão parte de um pai, irmão, marido ou filho, condição de parentesco essa que desencoraja a vítima a prestar queixas, visto que há um vínculo sanguíneo e afetivo que ela teme romper.
(8) Em contrapartida, o Estado deve aumentar o número de delegacias de apoio à mulher com turnos de 24 horas para que a sociedade também colabore denunciando. O debate sobre essa questão deve ser permanente nas escolas e no meio social, pois só assim é possível transformar maus preconceitos em uma cultura de paz.
Cecília Maria Lima
A alternativa com a ordem correta dos parágrafos, referente à questão 7 é: *
5 pontos
7 - 8 - 3 - 6 - 2 - 1 - 5 - 4
4 - 7 - 8 - 5 - 1 - 3 - 2 - 6
6 - 1 - 3 - 7 - 2 - 5 - 4 - 8
1 - 8 - 7 - 2 - 4 - 3 - 6 - 5
2 - 7 - 4 - 8 - 6 - 5 - 1 - 3
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
6-1-3-7-2-5-4-8
Confia no pai, dá pra matar só vendo as três primeiras
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás