Português, perguntado por felps52, 10 meses atrás

7. Leia:
“Os modernistas de 1922 nunca se consideraram componentes de uma escola, nem afirmaram ter postulados rigorosos em comum. O que os unificava era um grande desejo de expressão livre e a tendência para transmitir, sem os embelezamentos tradicionais do academismo, a emoção pessoal e a realidade do país.”
CANDIDO, Antonio e CASTELLO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira. Modernismo. São Paulo: Difel, 1981. p. 9.
Considerando as informações apresentadas no texto e os estudos sobre o modernismo brasileiro, identifique a(s) proposição(ões) verdadeira(s):
01. A ausência de “postulados rigorosos” contribuiu para que autores como Manuel Bandeira e Mário de Andrade não se tornassem representativos no cenário da literatura brasileira.
02. Os “embelezamentos tradicionais do academismo”, mencionados no texto, estão associados à poesia de Cassiano Ricardo e de Oswald de Andrade.
04. A “tendência para transmitir [...] a realidade do país” significava, para os modernistas de 1922, realizar uma leitura crítica das nossas tradições culturais, como ocorre em Macunaíma, de Mário de Andrade.
08. O “desejo de expressão livre” não se manifesta na poesia de Mário de Andrade, pois o poeta não adota as inovações formais, presentes na obra de outros autores modernistas.
16 . A “tendência para transmitir [...] a emoção pessoal” manifesta-se em poemas de Manuel Bandeira, que resgata o lirismo poético.
Explique cada proposição verdadeira.

Soluções para a tarefa

Respondido por lyci19
27

Resposta: 04. A liberdade de criação e de expressão.

16. Criava o teu ritmo livremente.

Explicação:

Respondido por larissamagrani
2

O Modernismo tinha como pressuposto romper com tradicionalismo e alimentar a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país (respostas certas: 04 e 16).

O número 04 está correto, pois Macunaíma, criado em 1928, é um livro de autoria de Mário de Andrade, representante do Modernismo Brasileiro, culminado pela Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo.

Esta obra enfatiza a cultura indígena e nacional, deixando de lado a influência europeia no Brasil.

O número 16 está correto, porque os textos e as obras de Manuel Bandeira são subjetivos e, ao escrever "Os Sapos", critica os métodos clássicos de se "fazer" poesia. Sendo a obra de abertura do Modernismo Brasileiro.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/388919

Anexos:
Perguntas interessantes