Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

7. Leia o trecho a seguir: “O sujeito sartreano não é resultado de uma introspecção, de uma volta ao sujeito sobre si mesmo, sobre sua interioridade, não é um sujeito que se alcança por uma reflexão voltada para dentro, esse seu interior solitário, destacado do mundo, que vê o espetáculo da comédia humana como um espectador desengajado, sujeito que se sabe o tempo inteiro fora desse mundo, que age nele mas a distância, conservando sua interioridade intacta. Esse eu se opõe ao mundo como o dentro ao fora, o interior ao exterior. Ora, quem não vê que o artifício dessa introspecção consiste em romper os laços do sujeito com a situação? Não é o lugar aqui de traçar a gênese dessa ilusão (chamada ‘solipsismo’); basta notar que o sujeito sartreano é, ao contrário, situado, que ele é ser-no-mundo, não um interior recolhido sobre si mesmo, mas apreende também o outro, tão verdadeiro para ele quanto ele próprio. Não agimos, portanto, em um mundo privado, em vista de nós mesmos, mas em um mundo comum no qual o outro é já de saída meu igual.”
(MOUTINHO, L. D. S. Sartre: a liberdade sem desculpas. Coleção Seis filósofos na sala de aula. São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores, 2006, pp. 215-216.).

Agora, acompanhe as afirmações abaixo:
I – A liberdade sartreana pressupõe do homem o engajamento no mundo e, consequentemente, na condução da sua própria vida.
II – A liberdade, para Sartre, é um olhar para dentro de si mesmo, e a descoberta dos desejos primitivos.
III – Para Sartre, o reconhecimento de que o outro é “meu igual” é um dos passos fundamentais para se exercer a liberdade dentro de certas situações do mundo.
IV – Segundo Sartre, é somente na solidão que o homem pode encontrar a verdadeira liberdade e sentido de sua existência.

Somente as afirmações III e IV estão corretas.

Somente as afirmações II e III estão corretas.

Somente as afirmações I e III estão corretas.

Somente as afirmações II e IV estão corretas.

Somente as afirmações I e II estão corretas.

8. Leia a seguinte passagem presente no Módulo 7: (...) “Para Sartre, como o homem é ser-no-mundo, isso significa que ele está sempre em uma situação, exerce sua liberdade em relação a uma situação, e é na situação que o indivíduo se depara com o outro, o que faz com que não se permaneça em um solipsismo”.

Agora, acompanhe as afirmações a seguir:

I – Por estar sempre em situação, o homem nunca pode ser livre.
II – A liberdade se define sempre dentro de determinadas situações.
III – O homem somente é livre quando age a partir de suas próprias vontades.
IV – A liberdade sartreana pressupõe a relação constante com o outro e o mundo.

Somente as afirmações I e IV estão corretas.

Somente as afirmações II e IV estão corretas.

Somente as afirmações I e III estão corretas.

Somente as afirmações III e IV estão corretas.

Somente as afirmações II e III estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por ediode
0
2 e 3 estão corretas


Usuário anônimo: obrigada
Respondido por Kierke
1
Questão 7 - Somente as afirmações I e III estão corretas.


Para Sartre não existe homem isolado no mundo. Isso significa dizer que aqueles que abrem mão do convívio com outros homens, se é que isso é possível, 
Perguntas interessantes