7.(Fuvest-SP) Leia este trecho de romance:As duas manas Lousadas! Secas, escuras e gárrulas como cigarras, desde longos anos, em Oliveira, eram elas as esquadrínhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências, as tecedeiras de todas as intrigas. E na desditosa cidade não existia nódoa, pecha, bule rachado, coração dorido, algibeira arrasada, janela entreaberta, poeira a um canto, vulto a uma esquina, bolo encomendado nas Matildes, que seus olhinhos furantes de azeviche sujo não descortinassem e que sua solta língua, entre os dentes ralos, não comentasse com malícia estridente.•gárrulas-tagarelas•azeviche - de cor muito negraEça de Queirós, A »lustre Coso de Ramites.No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigosindefinidos têm como efeito, respectivamente,a)atribuir às personagens traços negativos de caráter, apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece.b)acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários.c)definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocá-las como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade.d)particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela maledicência.e)associar as ações das duas irmãs; enfatizar seu livre acesso a qualquer ambiente na cidade.
Soluções para a tarefa
A alternativa A é falsa, pois o uso do artigo sozinho não é capaz de atribuir os traços negativos.
A alternativa B é a alternativa verdadeira, pois ao empregar o artigo o objetivo é separá-las das demais pessoas da cidade, dizendo que elas são responsáveis por estes atos criticáveis.
A alternativa C é falsa, pois o uso do artigo sozinho não é capaz de fazer isto, apenar serve para separar a atitude delas das demais.
A alternativa D é falsa, pois a omissão do artigo no segundo caso serve para marcar a banalidade de suas ações, não para mostrar a sua infâmia.
A alternativa E é falsa, pois o uso do artigo não cumpre esta função.
A alternativa que aponta corretamente o efeito do emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos no texto é a LETRA B:
"acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários."
Como podemos observar no texto, os artigos definidos enfatizam como o comportamento típico dos personagens da história é exclusivo.
Já os artigos indefinidos generalizam as situações comentadas.
⇒ O artigo antecede o substantivo, indicando seu número e gênero.
- Artigos definidos: o, a, os, as.
- Pedro chutou a bola.
- Os animais estavam famintos.
- As crianças chegaram atrasadas.
- O prato estava sujo.
- Artigos indefinidos: um, uma, uns, umas.
- Joao queria ganhar uns presentes.
- Lucas encontrou uma bola.
- Maria chupou umas balas.
- Vitor marcou um gol.
Veja também:
- brainly.com.br/tarefa/37477779
Bons estudos!