7. Explique o que foi a crise na economia brasileira decorrente da política econômica do governo ditatorial.
8. Quando teve início a abertura politica no Brasil? Quais foram as principais medidas tomadas pelos militares para conduzir esse processo?
9. Por que os defensores do regime militar não consideram correto o uso da expressão "golpe" para se referir à tomada do poder pelos militares?
10. Como essas pessoas preferem que seja chamado o período do regime militar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
7. A crise na economia brasileira decorrente da política econômica dos militares deu seus primeiros sinais no período final da ditadura militar e após a mesma, fruto de um maciço endividamento, descontrole fiscal, inflacionário e de crescimento.
8. A abertura política foi o processo de liberalização do regime militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985. Esse processo teve início em 1974, durante os governos Geisel (1974-1979) e Figueiredo (1979-1985), terminando em 1988 com a promulgação da nova Constituição.
9. Segundo Emir Sader, "Os golpistas nunca se fazem chamar de golpistas. Há sempre vários nomos pelos quais os golpistas preferem ser chamados."
Ou seja: Se eles aceitarem o termo "golpe militar" a publicidade não seria muito boa, devido aos inúmeros problemas que o Brasil enfrentou durante os anos que os militares estiveram à frente do país.
10. ditadura ou ditadura militar.
Explicação: