Saúde, perguntado por clarinhaniki, 8 meses atrás

7) Explique cada tipo de lesão muscular possível.​

Soluções para a tarefa

Respondido por KetelynMaria
3

Resposta/Explicação:

PRINCIPAIS TIPOS DE LESÃO

Estiramento: é caracterizado pelo alongamento demasiado das fibras dos músculos, ultrapassando os limites normais – o que provoca dores que tendem a piorar com esforço físico. Não enquadra um tipo de lesão grave, pois ocorre ruptura de menos de 5% das fibras do músculo e não costuma incluir hematomas. A principal causa dos estiramentos musculares está relacionada à displicência dos atletas, que exageram na carga durante o treino.

Contusão: é considerada uma lesão aguda traumática, pois costuma estar relacionada ao choque direto da musculatura contra alguma superfície rígida. O trauma fere o músculo atingido sem a presença de cortes cutâneos, e a lesão originada pode ser considerada leve, moderada ou grave de acordo com a severidade da pancada. Nos casos mais brandos, provoca dor e rigidez local – mas pode causar inchaço, grande hematoma e dor intensa nos casos de maior gravidade. A principal causa das contusões musculares são os esportes coletivos, como o futebol, onde ocorre choque entre os corpos dos jogadores com grande frequência.

Distensão: assim como no estiramento, na distensão muscular também ocorre alongamento demasiado das fibras musculares – entretanto, aqui a lesão originada não é tão superficial, contando com a ruptura de considerável quantidade de fibras musculares (cerca de 50% das fibras). Provoca dor intensa, fraqueza, inchaço e aumento da temperatura na região afetada (geralmente próxima a uma articulação) e, em grande parte dos casos, surgem grandes hematomas e a movimentação local é comprometida. A principal causa das distensões musculares envolve sobrecarga muscular sem preparamento prévio – um bom exemplo é aquele futebol com os amigos no fim de semana, onde o indivíduo corre como um atleta mesmo estando há anos sem treinar.

Ruptura: a ruptura muscular é a mais grave e a mais rara das lesões, onde ocorre rompimento total das fibras musculares da região afetada. É ocasionada após uma contração muito violenta de um músculo, ou por uma mudança muito brusca de velocidade – movimentos que estiram a musculatura de forma tão rápida e intensa que excedem os níveis máximos de elasticidade muscular, causando a rotura. O momento da ruptura costuma ser marcado por uma grave fisgada ou estalo, seguidos de dor localizada e muito severa. Ocorre grande inchaço, hematoma e há comprometimento total das funções do músculo afetado. A principal causa de rupturas musculares é a falta de alongamento antes da prática de exercícios intensos.

Espero Ter Lhe Ajudado E Tirado A Sua Dúvida ;3 ^^


clarinhaniki: muito obrigado
KetelynMaria: dnd!! ^^
Perguntas interessantes