7. Explique as 3 características do Fato Social.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- generalidade
- exterioridade
- coercitividade
Resposta:
O fato social é o instrumento social e cultural que determina a maneira de agir, pensar e sentir na vida de um indivíduo.
Esta definição foi formulada por um dos fundadores da sociologia, o francês Émile Durkheim (1858-1917).
Para Durkheim, o fato social é o conjunto de regras e tradições que estão no centro de uma sociedade. Assim, o fato social obriga o ser humano a se adaptar às regras sociais.
Explicação:
Exemplos de fatos sociais são as normas de convivência, valores e convenções que existem independente da vontade e da existência do indivíduo, como explica Durkheim.
Características do Fato Social
Segundo Durkheim, o fato social está na percepção do indivíduo. Por isso, o comportamento do ser humano será condicionado por realidades sociais que limitam as atitudes aceitas pela sociedade.
O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.
Generalidade
Os fatos sociais atingem toda a sociedade e, portanto, são coletivos e não individuais. Desta maneira dizemos que os fatos sociais acontecem com a maioria e alcançam a todos de forma geral.
Exemplo: num jogo de futebol, os torcedores cantam incentivando seu time, vestem-se com o uniforme da sua equipe e gritam quando sai o gol. Todas estas ações são esperadas e não precisaram ser previamente explicadas, pois já fazem parte de um evento esportivo.
Exterioridade
Os fatos sociais são exteriores ao indivíduo, ou seja, existem antes dele nascer e também acontecem de forma independente da ação individual.