7. Explique a regência dos verbos “assistir e querer” nas frases, indicando também sua predicação: I. Nós assistimos ao filme que estava em cartaz. II. O médico assistiu o doente. III. Marcos assiste em Goiânia. I. Quero muito a minha filha. II. Quero sorvete na sobremesa. * URGENTE URGENTE
Soluções para a tarefa
Resposta:
pronto
Explicação:
Analisando o significado do verbo em destaque nas orações abaixo:
(1) Todos assistiram ao filme de Elizabeth Taylor.
(2) O advogado apresentou os benefícios que me assistiam.
(3) A mãe assistia o/ao filho no hospital.
Percebe-se que, em cada um dos casos, há uma diferença entre os significados expressos pelo verbo. Em (1), o verbo “assistir” possui o sentido de “presenciar”, “estar presente”; em (2), o sentido expresso é “caber razão/direito a alguém”; e, em (3), é de “prestar assistência”, “ajudar”, “socorrer”. Além disso, podemos notar que, em (1) e (3), o verbo assume uma transitividade indireta e uma direta/indireta, respectivamente.
Para que possamos compreender melhor essa atitude do verbo “assistir”, precisamos retomar o conceito de regência. A regência verbal é a ligação do verbo com o seu complemento e pode ser estabelecida diretamente (sem o auxílio da preposição intermediária, quando o complemento é o objeto direto) ou indiretamente (com o auxílio da preposição intermediária, quando o complemento é um objeto indireto). Assim, temos que:
O verbo “assistir” será transitivo indireto quando significar “presenciar”, “estar presente”, necessitando de um objeto indireto.
Exemplo:
Todos assistiram ao filme de Elizabeth Taylor.
Se interrompermos a oração no verbo, veja o que ocorre:
Todos assistiram… (A quê?)
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Note que o verbo necessitará de um complemento e que haverá a presença de uma preposição entre ele e o objeto indireto:
Todos assistiram ao filme de Elizabeth Taylor.
Assim, nesse caso, a regência do verbo é indireta, ou seja, a transitividade verbal é indireta.
O verbo “assistir” será também transitivo indireto quando significar “caber direito/razão a alguém”.
Exemplo:
O advogado apresentou os benefícios que me assistiam.
Observe agora a ausência da preposição antes do objeto indireto. Isso ocorre porque, nesse caso, o complemento verbal está expresso por um pronome oblíquo, mas o verbo ainda possui uma regência indireta, ou seja, é transitivo indireto.
O verbo “assistir” será usado indiferentemente como transitivo direto ou indireto quando empregado no sentido de “ajustar”, “prestar assistência”, “socorrer”.
Exemplo:
A mãe assistia o filho no hospital.
ou
A mãe assistia ao filho no hospital.
Resposta:
predicação é a quem se refere
Explicação:
1- predicado é 'nós'
2- assistiu
3- quero