7) Escolha uma opção que apresente nomes de importantes filósofos do iluminismo. a) montesquieu, voltaire, rousseau e did erot. b) alberto magno, aristóteles, karl marx e norberto bobbio. c) leonardo boff, giordano bruno, albert Camus e augusto com te. d) um berto eco, epicuro, paulo freire e thomas hobbes)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A) Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
Montesquieu: Ele acreditava na tripartição dos poderes (executivo, legislativo e judiciário), acreditava que para que a democracia existisse era necessário separar, portanto, era contra o absolutismo.
Voltaire: Também era contra o absolutismo e queria a separação da igreja e do estado, ou seja, ele foi um dos primeiros defensores do estado Laico.
Rousseau: Ele acreditava na democracia popular, e que as leis do estado deviam servir a vontade da população, ele acreditava que o homem nasce bom mas a sociedade o corrompe.
Diderot: ele também criticava o absolutismo e defendia que a política eliminaria as desigualdades.
Resposta:
Letra A) Montesquiteu, voitare, Rousseau e diderot.
Voltaire
Voltaire foi um filósofo francês muito importante, suas ideias foram essenciais não só para o movimento iluminista, mas também apara a Revolução Francesa. Voltaire escreveu mais de 70 obras entre livros, romances, poemas e peças de teatro. Entre as temáticas escolhidas pelo autor estava a crítica a Igreja Católica (o que resultou em sua prisão), o liberalismo, e a crítica ao absolutismo.
Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau foi um filósofo suíço muito à frente do seu tempo. Naquele período, Rousseau já defendia a democracia direta e a soberania popular. Nesse sistema os indivíduos deveriam ter participação ativa nas decisões políticas. O filósofo também publicou muitas obras, sendo a principal delas “Do contrato Social”, de 1762.
Diferente dos outros iluministas, Rousseau não compartilhava da ideia do individualismo. Segundo o autor, a igualdade não seria alcançada se as pessoas tivesses propriedade privada. Para ele, o bem estar social só poderia ser alcançado se a posse de bens acabasse, todos deveriam ter acesso às mesmas coisas, compartilhar do mesmo poder.
Montesquieu
Montesquieu foi um filósofo francês que atuou principalmente na área da política e da psicologia. Ele foi o responsável por construir a teoria de separação dos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, que é utilizado atualmente no Brasil. Assim como os demais, Montesquieu também tinha um posicionamento contrário à monarquia e para evitar o domínio absoluto por parte dos monarcas, era melhor dividir o governo em três âmbitos.
O grande problema dessa ideia é que o filósofo delimitava o acesso às pessoas que tinham renda e propriedades, ou seja, aqueles que faziam parte das camadas mais pobres não teriam direito de participar dessa estrutura.
Denis Diderot
Denis Diderot também defendia o conhecimento racional e científico, o filósofo francês foi responsável pela primeira enciclopédia do mundo. Juntamente com Jean Le Rond d ‘Alembert ele foi responsável por disseminar a filosofia iluminista por todos os lugares. Ambos negavam a influência de Deus sobre o destino dos homens e também acreditavam que qualquer forma de religião causava um desequilíbrio na sociedade.