7- (Enem/2016 – 3ª aplicação) Após a germinação, normalmente, os tomates produzem uma proteína que os faz amolecer depois de colhidos. Os cientistas introduziram, em um tomateiro, um gene antissentido (imagem espelho do gene natural) àquele que codifica a enzima “amolecedora”. O novo gene antissentido bloqueou a síntese da proteína amolecedora.SIZER, F.; WHITNEY, E. Nutrição: conceitos e controvérsias. Barueri: Manole, 2002 (adaptado).Um benefício ao se obter o tomate transgênico foi o fato de o processo biotecnológico ter 5 pontos aumentado a coleção de proteínas que o protegem do apodrecimento, pela produção da proteína antissentido. diminuído a necessidade do controle de pragas, pela maior resistência conferida pela nova proteína facilitado a germinação das sementes, pela falta da proteína que o leva a amolecer. substituído a proteína amolecedora por uma invertida, que endurece o tomate. prolongado o tempo de vida do tomate, pela falta da proteína que o amolece.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E
Explicação: O fato de haver o bloqueio da proteína amolecedora faz com que o tomate tenha sua vida útil prolongada.
Prolongado o tempo de vida do tomate, pela falta da proteína que o amolece.
O enunciado desse exercício de biologia nos traz a informação de que existe uma determinada proteína que faz com que o tomate amoleça logo após ter sido colhido.
Para acabar com esse tipo de problema, foi introduzido num tomateiro um determinado gene de caráter antissentido, o que significa dizer que ele não codifica essa proteína que amolece o tomate, sendo assim, os tomates produzidos depois desta técnica terão um tempo de vida bem maior, justamente por causa da ausência da ''proteína amolecedora de tomates''.
Observe que o bloqueio da proteína amolecedora proporciona que os tomates sejam de vida útil prolongada.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/46723809