7- Encontre no gráfico, os pontos dos pares ordenados da expressão: x + y = 6 da Equação Polinomial do 1º
grau abaixo já resolvidos. Trace a linha sobre os pontos.
por favor alguém mim ajuda????
Soluções para a tarefa
_______________________________
✍
.
☺lá novamente, Lene, vamos a mais um exercício❗
.
☔ Temos que, graficamente, quando dizemos que um ponto P = (c,d) queremos dizer que o ponto P está situado nas coordenadas x = c e y = d, pois esta é a forma de identificarmos o "endereço" do ponto. Chamamos (c,d) de par ordenado.
.
☔ Portanto, para traçarmos pares ordenados devemos olhar para o primeiro número dentro do parênteses, e fazer um pequeno risco sobre o eixo x naquele valor. Em seguida devemos olhar para o segundo número e fazer um pequeno risco sobre o eixo y. Tendo feito isto traçamos retas sobre estes riscos (a reta traçada sobre o eixo x deve ser paralela ao eixo y e vice-versa, a reta traçada sobre o eixo y deve também ser paralela ao eixo x) e marcamos a intersecção (o ponto de encontro) destas retas. Tcham ram! Este é o nosso ponto descrito na forma de um par ordenado. Tendo traçado dois pontos você já pode encontrar a reta que descreve a nossa função, afinal, por dois pontos passa somente um reta! Após traçar os outros 3 pontos você verá que todos eles de fato estão nesta mesma reta :)
.
☔ Se você quiser, como exercício de treino, você pode verificar se esses pares ordenados realmente pertencem a função x + y = 6. Como? Substitua o valor de um deles (de x ou de y, você escolhe) e veja se o valor encontrado para a outra variável é o mesmo do par ordenado. Por exemplo, o ponto (-4, 10), vamos substituir o x na equação
.
➡
➡
➡
.
☔ Confere! O ponto (-4,10) realmente pertence a reta r: x + y = 6.
.
.
.
.
_______________________________☁
☕ Bons estudos.
(Dúvidas nos comentários) ☄
__________________________✍
❄☃ ☘☀
.
.
.