Biologia, perguntado por zerotwo383, 6 meses atrás

7. Embora a membrana plasmática tenha, em termos físicos, uma função delimitadora, suas características físicas e químicas permitem a passagem de certas substâncias e, ao mesmo tempo, restringe a de outras. Em razão dessas propriedades da membrana, as células são capazes de regular seu volume e a concentração de substâncias em seu interior. Tudo isso é possível por causa de uma série de condições, como
a) a diferença osmótica entre o meio intra e extracelular, que impede a entrada e saída de ions através da bicamada lipídica
b) o transporte ativo de moléculas através da membrana celular realizado exclusivamente pela diferença de gradiente elétrico entre os meios intra e extracelular.
c) o tamanho e a carga das moléculas que, quanto menores e mais carregadas, mais facilmente se difundem através da bicamada lipídica da membrana celular.
d) a ação da bomba de sódio e potássio, que facilita a entrada e saída desses ions através da bicamada lipídica da membrana celular
e) a presença de proteínas específicas na membrana celular responsáveis por restringir a entrada de moléculas polares no meio intracelular.

PRECISO DISSO PARA ONTEM ​

Soluções para a tarefa

Respondido por enzzojordaosrreis
0

Resposta:

C) o tamanho e a carga das moléculas que, quanto menores e mais carregadas, mais facilmente se difundem através da bicamada lipídica da membrana celular.

Explicação:

Esse processo da membrana plasmática se chama Permeabilidade Seletiva e funciona da seguinte maneira: Essa função corresponde à seleção de substâncias que entram e saem da célula. Isso significa que a membrana age como uma espécie de “peneira”, escolhendo pequenas substâncias e dificultando a passagem de substâncias maiores.

(Curiosidade: Essa é considerada a característica mais importante da membrana plasmática.)

Perguntas interessantes