7. Em 1808, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi criado com a finalidade de aclimatar espécies vegetais provenientes de diversos lugares do mundo. Com isso, esperava-se criar condições para produzir bens apreciados na Europa. Hoje, essa instituição científica desenvolve pesquisas sobre a flora de áreas protegidas, contribuindo para a conservação ambiental. Sobre o contexto de criação dessa instituição, é correto mencionar: * 3 pontos O reinado de D. Pedro II, responsável por diversas iniciativas na área das ciências,sobretudo na capital do país à época. A transferência da Corte de Portugal para o Brasil, quando o Rio de Janeiro se tornou a capital do império português. A Independência do Brasil, quando o Rio de Janeiro se tornou a capital da República recém-criada. A fundação da cidade do Rio de Janeiro, planejada para ser a nova capital, em substituição a Salvador. A proclamação da República, quando D. Pedro II foi deposto e a capital brasileira foi transferida para Brasília.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa b
Explicação:
O Jardim Bôtanico foi criado para o corte Portuguesa se sentisse "em casa" quando estivesse na nova capital, RIO DE JANEIRO.
A história da criação do Jardim Botânico e da modernização do Rio de Janeiro estão ligadas à transferência da corte portuguesa para o Brasil. Assim, a segunda alternativa está correta.
A corte real portuguesa chegou ao Brasil em 1808. O príncipe regente D. João VI foi o primeiro governante europeu a pisar no Brasil, e ele chegou para morar aqui quando Portugal foi invadido pela França no contexto das Guerras Napoleônicas.
A modernização do Rio de Janeiro foi necessária para que a cidade se tornasse digna de uma capital europeia: criou-se o Paço Imperial e diversas instituições como o Banco do Brasil e o próprio Jardim Botânico.
Saiba mais sobre a fuga da família real para o Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/3457024