7)
É importante que se reflita e se conheça de fato o conteúdo sobre o projeto profissional do Serviço Social e também conhecido como Projeto Ético Político Profissional que tem suas origens entre o final da década de 1970 e início dos anos 1980, a partir de uma significativa crítica dos profissionais aos métodos conservadores e tradicionais utilizados na prática profissional. Suas influências políticas e sociais são marxistas e chamam a atenção para as consequências do desenvolvimento do capitalismo enquanto modo de produção.
O Projeto Ético Político adota princípios e valores baseados:
Alternativas:
a)
no fim da questão social enquanto produto do capitalismo, adotando a desigualdade como uma condição para a manutenção da sociedade de classes antagônicas.
b)
na adequação e conformação das classes sociais enquanto produto do capitalismo, proporcionando o conforto necessário aos menos favorecidos através de políticas assistenciais e temporárias.
c)
na universalidade dos direitos sociais, entendendo que todos os indivíduos são iguais e por isso devem ser tratados de forma igualitária e meritocrática.
d)
no posicionamento intransigente em defesa da manutenção do modo de produção capitalista, como forma de desenvolvimento das classes sociais até alcançar a equidade de fato.
e)
no reconhecimento da liberdade, no reconhecimento da autonomia, emancipação e plena conquista dos direitos sociais, defesa intransigente dos direitos humanos contra todo tipo de arbítrio e autoritarismo.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta sobre o Projeto Ético Político Profissional do Serviço Social é: "e) no reconhecimento da liberdade, no reconhecimento da autonomia, emancipação e plena conquista dos direitos sociais, defesa intransigente dos direitos humanos contra todo tipo de arbítrio e autoritarismo.".
Para isso, é preciso compreender de que maneira o Projeto Ético Político Profissional se encaixa em debates sobre a natureza do trabalho do serviço social.
Projeto Ético Político e o Serviço Social
Com influências de escritos marxistas, que colocam a questão da desigualdade de classes como componente central do capitalismo, o Projeto Ético Político Profissional visa analisar as desigualdades e o papel do Serviço Social nesse contexto.
Nisso, o Serviço Social deve possibilitar a possibilidade de autonomia e liberdade do indivíduo, em que o mesmo apresente a chance de emancipação por via da conquista dos direitos sociais.
Para mais sobre o Serviço Social, leia: https://brainly.com.br/tarefa/23720599
#SPJ1