História, perguntado por danielanasyuari, 10 meses atrás

7 É comum o uso de água oxigenada (H2O2), como agente desinfetante, em cortes e ferimentos. Quando a água oxigenada entra em contato com o sangue do ferimento, ela se decompõe, produzindo água (H2O) e liberando gás oxigênio (O2), que é o responsável pela efervescência. Com base nessa informação, responda: ocorre fenômeno físico ou químico durante esse procedimento? Por quê?


química

Soluções para a tarefa

Respondido por felipejunio17
1

Resposta: químico

Explicação:  essa efervescência observada se trata da decomposição da água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H2O2(aq)). Essa reação é mostrada abaixo:

H2O2(aq) → H2O(l) + O2(g)

Essa decomposição da água oxigenada ocorre no meio ambiente, porém de forma lenta. Visto que ela ocorre naturalmente, é por isso que geralmente a água oxigenada é guardada em frascos escuros, longe da claridade, isto é, para não se decompor.

Mas essa reação pode ser acelerada se usarmos alguns catalisadores. Catalisador é uma substância que diminui a energia de ativação de uma reação química, fazendo, assim, com que ela se processe de forma mais rápida. O catalisador só aumenta a velocidade da reação, mas não participa dela como um produto, sendo totalmente regenerado no final.

Um catalisador que pode ser usado nesse caso é o dióxido de manganês (MnO2). Observe abaixo como a velocidade da decomposição da água oxigenada acelera

Outro catalisador que aumenta muito a velocidade dessa reação é uma enzima denominada catalase. Ela está presente em nosso sangue, assim, quando adicionamos água oxigenada em algum ferimento, é essa enzima que funciona como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada, aumentando sua velocidade. Isso é visível pela efervescência que se produz, pois o volume de bolhas de oxigênio formadas será muito maior.

acho que é isso, caso esteja errado me perdoe, espero ter ajudado, tenha um ótimo dia!!!


danielanasyuari: brigada
Perguntas interessantes