7 curiosidades sobre os 5 sentidos
Soluções para a tarefa
Resposta:
O primeiro dos dados curiosos sobre os sentidos é que, na realidade, não percebemos o mundo como ele é, mas como essas faculdades e os órgãos nos permitem. Existem muitos aspectos da realidade que nunca iremos experimentar de verdade.
Por exemplo, o olho não pode captar raios X ou raios ultravioleta. No entanto, eles existem e podem nos prejudicar. O ouvido não é capaz de perceber todos os sons; é por isso que as baleias jubarte conversam e um ser humano normal não está ciente disso.
Existem várias curiosidades sobre os sentidos que têm a ver com a visão. Vamos começar dizendo que cada olho, ou melhor, cada globo ocular pesa cerca de 28 gramas. Eles estão cheios de água.
Um olho tem cerca de 130 milhões de células fotossensíveis; todas elas cabem em uma área semelhante à de um selo postal. O olho percebe cerca de 10 milhões de cores e pisca entre 10 e 24 vezes por minuto. Uma pessoa pisca em média 415 milhões de vezes ao longo da vida.
O olfato também concentra várias curiosidades sobre os sentidos. Existem cerca de 10 milhões de receptores olfativos em cada narina. Apenas 1.000 deles se especializaram em capturar odores ruins.
As mulheres têm um olfato mais desenvolvido do que os homens, e esse sentido é mais agudo em todas as pessoas durante a infância. Se você estiver resfriado, pode perder o olfato temporariamente. No entanto, algumas pessoas nunca o recuperam.
Os sabores são percebidos através das papilas gustativas que estão na língua e em parte do palato e esôfago. Temos entre 8.000 e 10.000 dessas papilas. No entanto, o sentido do paladar não pode funcionar se o sentido do olfato não estiver ativo.
Salgado, doce, amargo, azedo e picante são processados através dos nervos na base das papilas. Existe outro sabor: o umami. Ele é captado por receptores sensíveis aos aminoácidos. Temos dois olhos, duas narinas, duas orelhas e uma única língua. Deve haver uma razão
Pode-se dizer que o toque é o rei dos sentidos porque abrange toda a extensão do corpo e seu órgão é a pele. Temos 16.000 receptores para o calor, 150.000 para o frio, 500.000 para a pressão e 4 milhões para a dor.
A pele adulta tem, em média, uma área de 1,7 metro quadrado e pesa 3,5 quilos.
Existem áreas do corpo que são mais sensíveis do que outras: mãos, lábios, rosto, pescoço, língua, dedos e pés. Os dedos são ultrassensíveis: eles detectam o movimento de um objeto que se move um milésimo de milímetro. A área da pele menos sensível é o meio das costas.
Uma das curiosidades sobre os sentidos é que o ouvido é, provavelmente, o mais sensível de todos. Ele capta sons que estão a um décimo milionésimo de segundo de distância. Eles podem distinguir entre 1.500 tons diferentes. É também o último sentido que perdemos antes de morrer.
O ouvido nunca descansa. Durante o sono, o cérebro inibe a capacidade de captar sons, mas se houver um barulho alto, certamente acordaremos. Entre os sons que mais incomodam e irritam o ser humano estão o choro de um bebê, o engasgo de uma pessoa vomitando, o atrito de uma faca contra o vidro e uma furadeira elétrica.
Normalmente falamos de cinco sentidos, mas temos pelo menos quatro outros e eles não incluem senso de humor e bom senso. O sexto seria a sensação de movimento, que permite perceber a aceleração e manter o equilíbrio.
Existem também estes outros sentidos:
Propriocepção: esse sentido permite identificar a posição das diferentes partes do corpo. Também afeta o equilíbrio e a coordenação.
Termocepção: nos humanos, permite sentir calor e frio; também ajuda outros animais a saber a direção do vento.
Nocicepção: permite perceber a dor.
Estas são apenas algumas das curiosidades sobre os sentidos. Essas faculdades e os órgãos que as carregam são uma maravilha da evolução, máquinas de captura da verdadeira realidade.