7 curiosidades sobre a independencia do brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)O Dia do Fico: Quando a nobreza portuguesa decidiu que seria melhor mandar D. Pedro I de volta a Portugal para recolonizar o Brasil, o príncipe-regente recebeu milhares de assinaturas pedindo que ficasse no país. Por conta disso, dia 9 de janeiro de 1822, ele teria dito a famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.
2)O alerta de Maria Leopoldina: A esposa de D. Pedro I teria conseguido alertar previamente o marido sobre a intenção de Portugal de recolonizar o Brasil. Na ocasião, enviou uma carta ao príncipe-regente explicando o ocorrido.
3)Marquesa de Santos: Acredita-se que D. Pedro I estava na casa de sua amante, Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, quando recebeu a carta de sua esposa. Logo em seguida, iniciou sua viagem para São Paulo.
4)O preço da Independência: Acredita-se que o Brasil teve que pagar 2 milhões de libras a Portugal por sua independência.
5)Quadro “Independência ou Morte”: Produzido pelo pintor Pedro Américo, em 1888 (66 anos após a data oficial do acontecimento), em Florença, na Itália, é considerado o retrato oficial da Independência do Brasil e está, atualmente, exposto no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
6)Uma carta:
Assim que a carta de Leopoldina e José Bonifácio chegou às mãos de D. Pedro, ele percebeu que era rebaixado a mero delegado das Cortes por Portugal. A carta dizia que haviam 600 soldados lusos já na Bahia e mais 7 mil estavam em treinamento para consolidar o domínio português no norte do Brasil. Atacar o Governo da Regência completaria os planos de Portugal.
7)A decisão:
“Eles o querem, terão a sua conta. As cortes me perseguem, chamam-me com desprezo de rapazinho ou de brasileiro. Pois verão quanto vale o rapazinho. De hoje em diante estão quebradas as nossas relações. Nada mais quero do governo português, e proclamo o Brasil para sempre separado de Portugal!”