7) (CRSP – PMMG - Adaptada) Leia atentamente o texto a seguir e complete as lacunas com a palavra correta (entre parênteses). Após, marque a alternativa CORRETA que corresponde à sequência em que elas aparecem no texto.
No ano de 2012, no Congresso Nacional, houve __________ (sessão, seção, cessão) para debater sobre ____ (a, à) nova lei ambiental. Naquela oportunidade, discutiu-se também sobre a __________ (sessão, seção, cessão) de terras por parte da União para determinadas ONGs. Muitos jornalistas fizeram perguntas a respeito do documento de mais de 400 páginas, no qual cada __________ (sessão, seção, cessão) do projeto foi amplamente discutida. Um deputado levantou a polêmica sobre o __________ (porque, porquê, por que, por quê) de tal projeto ser levado a plenário em ano eleitoral. A resposta foi no sentido de que a sociedade está __________ (afim, a fim) de uma solução para a questão ambiental e que ______ (há, a) muito tempo a discussão se arrasta e ainda ressaltou que daqui ______(há, a) alguns anos colheremos os benefícios. Em decorrência do calor que fazia em Brasília (DF), algumas pessoas passaram ______ (mau, mal). Os ambientalistas assistiam ____ (a, à) cena em silêncio.
a) (seção); (a); (sessão); (cessão); (porque); (a fim); (a); (há); (mal); (a).
b) (seção); (à); (cessão); (sessão); (por quê); (a fim); (há); (a); (mau); (à).
c) (cessão); (a); (seção); (sessão); (por que); (afim); (a); (há); (mau); (a).
d) (sessão); (a); (cessão); (seção); (porquê); (a fim); (há); (a); (mal); (à).
8) (CETRO- adaptada) Leia o texto de autoria de José de Souza Martins:
Dois temas pendentes da história brasileira continuam fortemente presentes em nossas inquietações sociais e políticas. O tema da escravidão e o seu tema residual, o da posse da terra. São temas inter-relacionados, relativos às duas grandes questões nacionais, situados em polos cronológicos opostos: a questão do trabalho livre e a questão agrária. Mesmo que enquanto temas não tenham visibilidades equivalentes nem presença com dimensão apropriada no conjunto dos interesses da sociedade, estão ligados entre si porque referem-se a momentos polares de um processo inacabado, que subjaz silencioso em nossa história do presente. É inócuo discutir a questão agrária sem situá-la como incontornável questão residual da solução que, no passado, a sociedade brasileira deu à questão do escravismo.
São justamente os temas que balizam o ritmo de nossa história social e limitam nossos horizontes históricos. Limitam a possibilidade de sairmos dos impasses que nos tolhem e aprisionam nessa estranha modernidade em que o atraso e os problemas do passado se tornam o seu tempero folclórico. Nossa melhor literatura está profundamente marcada por essas persistências. Elas funcionam como um referencial de compreensão da invisibilidade do que somos, de nossa alma perdida no fundo do tempo de uma história sempre inconclusa, sempre por fazer. Mais uma história da espera do que da esperança. São os temas que definem o ritmo inseguro de nossa história lenta.
MARTINS, J. S. Reforma Agrária: O Impossível Diálogo. Texto com adaptações. 1ª ed. São Paulo: Edusp, 2004.
Considerando as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a opção que apresenta proposta de reescrita correta para o segundo período do último parágrafo.
a) Limitam a possibilidade de o Brasil sair dos impasses que lhe tolhem e lhe aprisionam nessa estranha modernidade onde o atraso e os problemas do passado se tornam o seu tempero folclórico.
b) Limitam a possibilidade de o Brasil sair dos impasses que o tolhem e o aprisionam nessa estranha modernidade onde o atraso e os problemas do passado se tornam o seu tempero folclórico.
c) Limitam a possibilidade de o Brasil sair dos impasses que lhe tolhem e lhe aprisionam nessa estranha modernidade cujo tempero folclórico se forma do atraso e dos problemas do passado.
d) Limitam a possibilidade de o Brasil sair dos impasses que lhe tolhem e o aprisionam nessa estranha modernidade cujo atraso e os problemas do passado tornam-se seu tempero folclórico.
e) Limitam a possibilidade de o Brasil sair dos impasses que o tolhem e o aprisionam nessa estranha modernidade cujo tempero folclórico se forma do atraso e dos problemas do passado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
7 d
Explicação:
7 - Com relação às palavras homônimas, uso da crase, ortografia e gramática, a alternativa que apresenta a relação correta das palavras que deverão ser empregadas no texto é a alternativa D.
O texto fica da seguinte forma:
"No ano de 2012, no Congresso Nacional, houve sessão para debater sobre a nova lei ambiental. Naquela oportunidade, discutiu-se também sobre a cessão de terras por parte da União para determinadas ONGs. Muitos jornalistas fizeram perguntas a respeito do documento de mais de 400 páginas, no qual cada seção do projeto foi amplamente discutida. Um deputado levantou a polêmica sobre o porquê de tal projeto ser levado a plenário em ano eleitoral. A resposta foi no sentido de que a sociedade está a fim de uma solução para a questão ambiental e que há muito tempo a discussão se arrasta e ainda ressaltou que daqui a alguns anos colheremos os benefícios. Em decorrência do calor que fazia em Brasília (DF), algumas pessoas passaram mal. Os ambientalistas assistiam à cena em silêncio."
8 - Com relação ao uso da modalidade padrão da Língua Portuguesa, a frase reescrita corretamente é a apresentada pela alternativa E:
- "Limitam a possibilidade de o Brasil sair dos impasses que o tolhem e o aprisionam nessa estranha modernidade cujo tempero folclórico se forma do atraso e dos problemas do passado."
Palavras Homônimas
As palavras homônimas são aquelas palavras que apresentam a mesma sonoridade ou grafia, mas seus significados são diferentes, como é o caso das palavras sessão, seção, cessão.
As palavras homônimas podem ser classificadas em três tipos, conforme as similaridades que apresentam. São eles:
- Palavras Homógrafas - apresenta a grafia idêntica, mas sonoridade e significado diferente.
Jogo (substantivo) ≠ Jogo (verbo jogar)
- Palavras Homófonas - apresenta a sonoridade idêntica, mas grafia e significado diferente.
Acender (atear) ≠ Ascender (subir)
- Palavras Perfeitas - apresenta a sonoridade e grafia idêntica, mas significado diferente.
Livre (adjetivo) ≠ Livre (verbo)
Conheça mais sobre Palavras Homônimas aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/27029980
#SPJ2