7 conpare os versos 8 e 9 . A que pessoas do discursos se referem as formas verbais precisemos e ficarei? O que permite identificá-las?
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra A, pois as expressões “precisemos” e “ficarei”, representam a 1ª pessoa do plural e singular, respectivamente, devido a desinência identificada nos verbos que ocultam o "nós" e "eu".
Como identificar a 1ª pessoa gramatical
O poema retrata no verso 8 a expressão “precisemos”, onde coloca o autor dentro da ação, como pode ser visto também no verso 9, onde ele expressa o termo “ficarei”, utilizando a ideia de primeira pessoa.
Os pronomes pessoais indicam quem são as pessoas em um discurso e é considerado como 1ª pessoa ao remeter o pronome “eu” e “nós”, só que o “eu” é a 1ª pessoa do singular e o “nós” é a segunda pessoa do plural.
Nesta relação de flexão do pronome com o verbo, chamamos de desinência verbal, caracterizada como morfemas que se juntam ao verbo para flexionar o número (singular e plural) e a pessoa gramatical (1ª, 2 ou 3ª), por exemplo.
Por isso, no verso apresentado, percebemos que o pronome ´”nós” está aplicado na expressão “precisemos” e o pronome “eu” está aplicado na expressão “ficarei”, ficando claro essa abordagem no verso 10 quando se usa o pronome “eu”.
Segue os versos e as alternativas que faltaram na sua pergunta:
Versos:
[...] 8. Talvez não precisemos mais estar tristes.
9. A partir de amanhã ficarei triste - a partir de amanhã.
10. Hoje, não! Hoje eu ficarei alegre [...]
Alternativas:
a) As formas verbais precisemos e ficarei referem-se à 1a pessoa do plural e à 1a pessoa do singular, respectivamente, reconhecíveis pelas desinências.
b) As formas verbais precisemos e ficarei referem-se à 3a pessoa do plural e à 3a pessoa do singular, respectivamente, irreconhecíveis pelas desinências.
Conheça mais sobre desinência verbal: https://brainly.com.br/tarefa/14406356
#SPJ2