7- Conceitue
Silaba
Silaba tônica
Encontro vocálico:
Encontro consonantal
Digrafo
Acento agudo
Acento circunflexo:
Til:
substantivo coletivo:
Substantivo primitivo:
Substantivo derivado
Substantivo composto:
Soluções para a tarefa
As sílabas são fonemas ou grupos de fonemas que são pronunciados por uma única emissão de voz e cuja base é sempre uma vogal.
A sílaba tônica é a sílaba emitida com mais ênfase, sendo que em cada palavra há apenas uma sílaba tônica.
Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra. Exemplos: coração, mamãe, herói, loiro, Paraguai, ciúme e poético.
Encontro consonantal é a reunião de duas ou mais consoantes, sem vogal entre elas. Há dois tipos básicos de encontros consonantais: consoante + l ou r - são encontros que pertencem a uma mesma sílaba, chamados de perfeitos: pra-to, pla-ca, blu-sa, trei-no, a-tle-ta, cri-se, cla-ve, fran-co, flan-co, Bri-ga.
Dígrafo é o encontro de duas letras que ao serem pronunciadas emitem um único fonema. São exemplos de dígrafos: nascer, morrer, chorar, isso, aquilo. A palavra "dígrafo" tem origem grega, sendo formada pela junção dos termos di (dois) + grafo (escrever).
Em ortografia, dá-se o nome de acento agudo ao sinal de acentuação gráfica com um traço oblíquo para a direita, que se coloca por cima das letras, em várias línguas, para indicar alguma característica fonética.
Graficamente representado por um "chapeuzinho", o acento circunflexo [^] é colocado sobre as vogais a, e, o, indicando que a sílaba é tônica e que a vogal deve ser pronunciada de forma fechada, como em: ambulância, mês e ônibus.
O uso do “til” faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca.
Um substantivo coletivo designa, em gramática, um conjunto de objetos da mesma espécie; em geral os objetos devem estar em condições especiais para a acepção se aplicar. Em muitos casos, pode haver mais de um coletivo, dependendo da condição dos objetos.
O substantivo primitivo é uma classificação dos substantivos que designa o conjunto de palavras que não derivam de outras, por exemplo: casa, folha, árvore.
Substantivos derivados são substantivos cuja origem reside em outras palavras da língua portuguesa, ou seja, derivam de substantivos primitivos, sendo formados através de processos de derivação. Exemplos de substantivos derivados: ... florista (do substantivo primitivo flor) homenzarrão (do substantivo primitivo homem)
O substantivo composto é um tipo de substantivo formado por mais de uma palavra ou radical. São constituídos pelo processo denominado "composição", ou seja, substantivos formados a partir da junção de duas palavras.