7) Como os criollos assumiram os postos administrativos dos chapetones após o enfraquecimento do poder central?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Venezuela, liderada por Francisco Miranda, proclamou sua independência em 1811. ... A vitória dos criollos recebeu o apoio direto da Inglaterra e dos EUA, já motivados pela Doutrina Monroe ( lema “ A América para os americanos”).
Explicação:
confia
Os criollos das colônias na América Espanhola assumiram postos administrativos através de processos de independência em relação à Espanha. Assim, rompendo os laços coloniais, as elites locais criollas puderam questionar o poder dos chapetones, que eram, na prática, espanhóis.
Independências e poder na América Espanhola
O poder metropolitano espanhol sobre suas colônias na América era baseado no controle estatal da administração colonial. Os principais agentes desse poder eram os chapetones, espanhóis que moravam nas colônias e tinham os privilégios de ocupar cargos estatais.
Isso ia de encontro aos interesses dos criollos, descendentes da elite de espanhóis e nascidos nas colônias. Por serem locais, eles não tinham direito de fazerem parte da administração colonial.
Quando Napoleão invadiu a Espanha em 1808, toda a administração colonial espanhola foi desestabilizada, gerando uma autonomia colonial inédita. Quando Napoleão foi neutralizado, houve uma tentativa de retomada do pacto colonial, que não foi aceito pelos criollos, dando início aos processos de independência.
Entenda mais sobre os criollos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/998278
#SPJ2